Sociedade
Troço do Polis que recebeu betuminoso reabre na segunda-feira
Investimento de 850 mil euros numa extensão de 1.870 metros
Verde e amarelo, o percurso Polis no troço entre a sede da Juventude Desportiva do Lis (em São Romão) e o Jardim da Vala Real (junto à ponte pedonal El-Rei D. Dinis, no centro da cidade) reabre na próxima segunda-feira, dia 5, anunciou hoje o Município de Leiria.
O troço sujeito a obras corresponde à primeira fase de requalificação do Polis e causou polémica pela aplicação de betuminoso, em substituição do piso original.
Um investimento de 850 mil euros numa extensão de 1.870 metros.
"A intervenção teve como objectivos criar melhores condições para a fruição deste percurso, seja para caminhadas e atletismo ou ciclismo, com faixas específicas e identificadas para cada modalidade, um investimento que torna também o percurso mais seguro, confortável e inclusivo", refere a autarquia, em comunicado.
"Com capacidade para ser utilizado por todos os cidadãos e em todas as alturas do ano, introduziu-se ainda uma melhoria em termos de mobiliário urbano e iluminação", acrescenta.
Para além da criação de uma via para peões e duas faixas para ciclistas em grande parte do troço, os trabalhos incluíram a construção de uma ponte em madeira junto à Ponte dos Caniços, bem como a limpeza dos taludes existentes, a remoção da vegetação e de materiais soltos e de terra vegetal.
A requalificação do restante troço, cerca de 3.500 metros de um total de 5,4 quilómetros, encontra-se em fase de projecto, não existindo ainda data prevista para o início da empreitada.