Viver

Um Acaso cheio de teatro, concertos, Cinema e um mini-festival que abre um Portão

5 set 2019 00:00

Festival Internacional de Teatro de Leiria vai este ano a sete concelhos da região

um-acaso-cheio-de-teatro-concertos-cinema-e-um-mini-festival-que-abre-um-portao-10648
Jacinto Silva Duro

Leiria, Marinha Grande, Batalha, Santarém, Rio Maior, Pedrógão Grande e Ourém vão ser os municípios que acolherão a 24.ª edição do Acaso, que acontece entre 21 de Setembro e 3 de Novembro.

Mas a partir desta sexta-feira, dia 6, o certame das artes cénica começa já com um aquecimento; o Pré-Acaso. O Festival Internacional de Teatro de Leiria, promovido pelo Grupo de Teatro O Nariz, de Leiria e com apoio e parcerias da autarquia, do Teatro José Lúcio da Silva e do FITIJ - Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude, de Santarém, volta também a adquirir um relevo internacional, ao convidar grupos oriundos da Dinamarca, França, Japão e Argentina.

“Iremos também apresentar produções próprias, entre elas a peça Histórias de D. Nuno Álvares Perei- ra, que foi estreada, em Agosto, na Capela de São Sebastião, em Ourém, e que também passou pela Batalha”, explica o director artístico do colectivo, Pedro Oliveira.

Entre as confirmações para o 24.º Acaso, estão ainda espectáculos pela Palmilha Dentada, o Casal da Treta (Ana Bola e Zé Pedro Gomes), o Teatro da Terra, orientado por Maria João Luís (na fotografia, em Ermelinda do Rio), as Marionetas de Tokushima, a Barraca, o Teatro Amador de Pombal, concertos e a estreia do filme O Agente Infiltrado, da Fulo HD.

Antes do arranque oficial, o Acaso contará com um aquecimento entre os dias 6 e 15. “Serão dois fins-de-semana de muitas actividades”, avança Pedro Oliveira. Esta sexta-feira, dia 6, às 21:30 horas, no Espaço O Nariz, o actor, director e produtor cultural brasileiro Renato TouzPin apresenta a peça A Terceira Margem do Rio: a de Dentro (M6), a partir do livro Primeiras Estórias, do escritor João Guimarães Rosa.

Este é um texto que faz subir à tona valores familiares, o amor, a loucura e a solidão de um filho, uma vida inteira, à beira de um rio à espera do pai. Nos dias 7 e 8, o mesmo espaço acolhe o Laborató- rio de Actor, com Rui Neto, dirigido ao público jovem e adulto com pouca experiência de palco.

Uma semana depois, a 14 e 15 Setembro, o Nariz apresenta uma Oficina do Conto com o  

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ