Viver

“Um claro desejo de liberdade”. Inês Apenas tem novo EP

5 mai 2023 19:09

A cantora e compositora de Leiria que marcou presença no último Festival da Canção lançou nesta sexta-feira um novo trabalho de estúdio

um-claro-desejo-de-liberdade-ines-apenas-tem-novo-ep
“Cada uma destas canções mostra uma parte de mim: são várias camadas, de diferentes estilos e sentimentos”
Luís S. Tavares

Seis temas – “Shhinfrim”, “Tensa”, “La Nena”, “Ferida”, “Fim do Mundo” e “Leve(mente)” – integram o novo EP de Inês Apenas, lançado nesta sexta-feira.

A cantora e compositora natural de Paris, que cresceu em Leiria desde os três anos de idade, apresenta o trabalho que sucede a Um Dia Destes, editado em 2022.

Leve(mente), o EP hoje disponibilizado, resulta de parcerias com produtores como Ned Flanger, Joana Rodrigues e Choro, e colaborações com Malva (vocalista da dupla redoma), Soluna e Left.

“Cada uma destas canções mostra uma parte de mim: são várias camadas, de diferentes estilos e sentimentos, de uma miúda que se está a tornar mulher. Trabalhei em todos os pormenores de forma mais madura, segura mas também leve. A música fala por si, trago aqui um claro desejo por liberdade, a todos os níveis, e uma ambição por dias mais descontraídos, de dor apaziguada, mas focada na boa energia. Neste EP digo o que penso, sem qualquer filtro ou limitações”, refere Inês Apenas, citada na nota de divulgação.

“Fim do Mundo” é a canção escolhida entre mais de 650 candidaturas públicas da livre submissão que levou Inês Apenas à final do último Festival da Canção e que conta já com mais de 250 mil reproduções nas plataformas digitais.

A artista começou a sua formação musical no Orfeão de Leiria e, mais tarde, licenciou-se em Piano Clássico na ESMAE, no Porto.

Nas redes digitais, Leve(mente) traz visualizers individuais, com diferentes cenários, para cada uma das novas faixas.

O concerto de apresentação do novo EP acontece no dia 13 de Maio (sábado), no espaço Musicbox, em Lisboa.

A artista e a sua banda vão apresentar os novos temas ao vivo, pela primeira vez, e recordar as canções do trabalho de estreia, Um Dia Destes, com convidados especiais.