Viver

Um espectáculo criado pelo povo põe as pedras a contar histórias

7 mai 2022 11:00

Pedras Contadas: estreia-se este domingo, 8 de Maio, o projecto com 90 intérpretes que pesquisa memórias em Pombal, Ansião e Figueiró dos Vinhos

um-espectaculo-criado-pelo-povo-poe-as-pedras-a-contar-historias

Manuela Marques só tem elogios para o projecto Pedras Contadas. “É um lavar de alma, absolutamente gratificante. E é surpreendente, também”.

A vice-presidente da Associação Memória Avelarense (AMA) é uma das 90 pessoas, dos cinco aos 95 anos, envolvidas no espectáculo de criação colectiva que se estreia no próximo domingo, 8 de Maio, desenvolvido por seis grupos locais com o colectivo Pele, do Porto, ao longo de três meses de práticas artísticas comunitárias.

Pedras Contadas é um percurso sonoro e performativo, co-criado e interpretado por habitantes de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Pombal, que pesquisa narrativas individuais e colectivas ligadas à pedra como elemento estruturante da paisagem, da história, da cultura, da economia e do quotidiano das populações naqueles territórios do norte do distrito de Leiria.

Desde o primeiro ensaio em Fevereiro – que “começou por uma conversa entre todos, cada um com as suas memórias”, explica Manuela Marques – sucedem-se “bons momentos” e recordações “muito divertidas”, além da descoberta de um processo aberto e democrático, em que todos colaboram.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ