Viver

Um festival que é uma festa. Versátil celebra o livro com mais de 100 autores e Marcelo vem a Leiria

21 mai 2024 08:28

Dulce Maria Cardoso, Manuel Alegre, Rui Zink, Martim Sousa Tavares e Hugo Van Der Ding, entre outros, num programa com 119 acções ao longo de dez dias em que a literatura se cruza com a música e outras artes

um-festival-que-e-uma-festa-versatil-celebra-o-livro-com-mais-de-100-autores-e-marcelo-vem-a-leiria
Os curadores Nuno Artur Silva e Isabel Lucas
Ricardo Graça

Sob o tema “E depois da liberdade”, a primeira edição do festival Versátil, um versão aditivada da Feira do Livro de Leiria, realiza-se de 1 a 10 de Junho, no Jardim Luís de Camões e noutros espaços da cidade, com mais de 100 autores.

Dulce Maria Cardoso, Jeferson Tenório, Manuel Alegre, Rachel Caiano, Rui Zink, António Jorge Gonçalves, Ana Margarida de Carvalho, Raquel Varela, Hugo Van Der Ding, Bruno Vieira Amaral, André Carrilho, Valter Hugo Mãe, Martim Sousa Tavares, Hugo Gonçalves, Luís Afonso ou Fernando Alves são alguns dos nomes anunciados.

A festa, com organização do Município de Leiria, vai cruzar a literatura com outras formas de expressão artística e inclui cinema, teatro e concertos, com actuações, por exemplo, de Luca Argel e Lina.

Queremos marcar a diferença num tempo tão acelerado em que vivemos”, realçou a vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara Municipal de Leiria, Anabela Graça, ontem, em conferência de imprensa. “Este será um tempo de paragem para pensar, para reflectir”.

Nuno Artur Silva, fundador das Produções Fictícias e antigo secretário de Estado, um dos curadores, explica que o evento procura “discutir as questões que neste momento preocupam toda a gente” – a cultura literária, o livro no mundo dos ecrãs, a liberdade artística, os condicionamentos políticos, a saúde da democracia.

Nunca dissemos que este seria o maior evento literário em Portugal”, assinala a jornalista Isabel Lucas, igualmente responsável pela curadoria. “Há uma coisa que nos parece muito evidente aqui: é a maneira como se tentou congregar autores que vêm de fora de Leiria com o que já acontece em Leiria” numa edição que “quer ser para quem é de Leiria e convidar quem não é de Leiria a vir também”.

Com início no Dia da Criança e encerramento no Dia de Portugal, são 119 acções ao longo de 10 dias.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deverá visita a feira do livro de Leiria, agora Versátil, a 8 de Junho.