Desporto

União de Leiria vai ter de partilhar o estádio com o Estrela da Amadora e o Belenenses SAD

21 jun 2022 19:09

‘Luz verde’ para utilização do Estádio Dr. Magalhães Pessoa foi dada pela autarquia de Leiria e aprovada pela Liga

uniao-de-leiria-vai-ter-de-partilhar-o-estadio-com-o-estrela-da-amadora-e-o-belenenses-sad
Patrícia Carreira Gonçalves

O Estádio Municipal de Leiria, palco da União Desportiva de Leiria, vai ser usado como estádio principal do Estrela da Amadora e estádio alternativo do Belenenses SAD na época 2022/23.

A confirmação foi divulgada hoje pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, após os pedidos dos clubes de Lisboa terem sido aprovados pela autarquia da cidade do Lis.

Em resposta ao JORNAL DE LEIRIA, o vereador do Desporto confirmou esta manhã que o município emitiu “uma declaração a autorizar a utilização do Estádio Municipal de Leiria como campo alternativo às equipas do Belenenses, SAD e do Estrela da Amadora” no âmbito de “um protocolo com a Liga que identifica este campo com disponibilidade para receber as equipas que joguem nos campeonatos por si organizados como campo alternativo”.

Justificando a possibilidade de “dar mais rentabilidade ao estádio através destes usos”, Carlos Palheira garantiu ainda que a sobrecarga do relvado “não” será um problema.

“Caso se verifique a existência de sobrecarga do relvado a Câmara Municipal de Leiria (CML) poderá sempre, e à semelhança de um passado recente, limitar o seu uso”, acrescentou, salientando que, “neste momento, existe uma nova empresa responsável pelo tratamento do relvado que oferece as maiores garantias e tudo será articulado com ela”.

No comunicado oficial da Liga, consta que o CFEA - Club Football Estrela, SAD conta com o Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa como principal e o Estádio de Honra do Centro Desportivo Nacional do Jamor como alternativa. Isto porque o recinto da equipa, o Estádio José Gomes, tem um contrato de arrendamento a terminar no final deste mês e vai ser leiloado por 5,1 milhões de euros (2,1 milhões de euros do estádio e a restante quantia referente ao campo de treinos e edifício adjacente). No entanto, a situação pode ser revertida se a SAD conseguir renovar o contrato ou comparar o equipamento.

Já a B SAD /“Os Belenenses” – Sociedade Desportiva de Futebol, SAD, e à semelhança do que aconteceu na última época sob o tarifário municipal e cuja “situação [ficou] regularizada”, volta a contar com a infraestrutura leiriense como alternativa e aponta como principal o estádio do Jamor.

Tanto o Estrela da Amadora como o Beleneses SAD (despromovido esta época) vão disputar a Liga 2.

No início da semana, questionado sobre a possibilidade de partilhar o estádio com outras equipas, o presidente da SAD da União Desportiva de Leiria, Armando Marques, recusou “comentar ou reagir” à notícia, por não ser detentor do equipamento desportivo municipal.