Saúde

Unidade de internamento de Psiquiatria abre no Hospital de Peniche

3 mar 2024 16:52

Centro de Saúde de Óbidos também já reabriu

unidade-de-internamento-de-psiquiatria-abre-no-hospital-de-peniche

A Unidade de Internamento de Psiquiatria e Saúde Mental, instalada no Hospital de Peniche, vai entrar em funcionamento esta segunda-feira, dia 4.

Segundo uma nota da Unidade Local de Saúde do Oeste, a nova unidade da região do Oeste terá uma lotação de 15 camas, permitindo "melhorar a acessibilidade e proximidade aos cuidados de saúde mental, descentralizar os serviços e melhorar aintegração com os cuidados de saúde primários, famílias e comunidade, evitando as transferências de utentes para internamento em Lisboa".

A criação desta valência irá permitir ainda às famílias ficaram mais perto dos utentes e minorar ainda a sobrelotação nos hospitais centrais.

Esta unidade foi criada na ala de uma enfermaria no Hospital de Peniche, que sofreu remodelações para acolher a nova resposta de saúde. 

O investimento de 733.843,291 (acresce IVA) na remodelação permitiu ainda recuperar um espaço inoperacional e com alguns níveis de degradação, criar condições dignas de utilização dos espaços existentes e contribuiu para a requalificação do edifício desta unidade hospitalar.A empreitada contou com o financiamento do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), inserido no Plano Nacionalde Saúde Mental (PNSM).

A equipa da  Unidade de Internamento de Psiquiatria e Saúde Mental será constituída por médicos psiquiatras, enfermeiros, um psicólogo, um terapeuta ocupacional, um técnico superior de psicomotricidade, assistentes operacionais e um assistente técnico.

A Unidade Local de Saúde do Oeste agrega, desde 1 de Janeiro de 2024, o Centro Hospitalar do Oeste, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul, integrando os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche, Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral Monte Agraço.

A população residente da área geográfica de influência directa da ULS do Oeste é de 235.231 pessoas, distribuídas por aproximadamente 1.348 km².

Centro de saúde de Óbidos já está de portas abertas

O Centro de Saúde de Óbidos reabriu no dia 1 de Março, depois de obras de requalificação num investimento de 516 mil euros, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Oeste, adianta que a unidade de saúde irá funcionar todos os dias úteis entre as 8 e as 18 horas.

O espaço foi totalmente reabilitado e dará resposta aos utentes inscritos em Óbidos no âmbito dos cuidados de saúde primários, incluindo as valências de saúde materna, saúde infantil, planeamento familiar, medicina dentária, higiene oral, nutrição, psicologia e serviço social.

Numa perspectiva de trabalho em rede, encontram-se também sediados neste edifício as respostas na comunidade e saúde pública.

As obras permitiram substituir integralmente todas as instalações (redes de águas, esgotos, eletricidade, telecomunicações e segurança contra incêndio), caixilharias exteriores e interiores.

Procedeu-se ainda à substituição do revestimento da cobertura de chapas de fibrocimento por painéis sandwich e de toda a sinalética do edifício.

A intervenção incluiu uma nova instalação de AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) e um sistema de isolamento térmico pelo exterior do edifício, melhorando o conforto térmico, a qualidade do ar interior e a eficiência energética do edifício.