Saúde

Utentes e profissionais da Unidade de Dor do hospital protagonizam performance musical

28 jun 2024 09:00

Iniciativa “A Saúde tem Concerto” decorreu, esta quinta-feira, no hall principal da Unidade de Dor no Hospital de Santo André

utentes-e-profissionais-da-unidade-de-dor-do-hospital-protagonizam-performance-musical
Assistir à sessão estiveram alguns familiares dos doentes acompanhados na Unidade de Dor
DR

O hall principal da Unidade de Dor no Hospital de Santo André, em Leiria, foi, esta quinta-feira, transformado em palco, acolhendo uma performance musical protagonizada por utentes e profissionais. Intitulada “A Saúde tem Concerto”, a iniciativa realizou-se no âmbito do programa de musicoterapia “Dói Menor”, que, semanalmente, a SAMP leva a cabo no Laboratório de Musicoterapia da Unidade de Dor do hospital.

Para Elisabete Valente, directora da Unidade de Dor da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULS RL), estas sessões semanais “tem dado um contributo inquestionável na área das terapias não farmacológicas, que promovem a melhoria da qualidade de vida dos nossos utentes com dor crónica".

“É muito importante para nós toda a dedicação meritória e todo o trabalho desenvolvido pela SAMP na nossa Unidade desde 2015, sendo uma oportunidade de partilha pública desta arte e do nosso reconhecimento”, refere a médica, citada numa nota de imprensa da ULS RL.

Dirigido a utentes acompanhados na consulta da dor, o programa pretende contribuir para “a redução dos níveis de dor”, mas também “aliviar o sofrimento daqueles que convivem diariamente com estes doentes”. As sessões são dinamizadas por uma musicoterapeuta, e onde são desenvolvidos vários modelos de musicoterapia.