Desporto

Vai começar em Leiria a exaltação do Desporto

24 dez 2021 11:29

O ano que chega vai ajudar o concelho a valorizar (ainda) mais todos os tipos de prática desportiva. A Cidade Europeia do Desporto traz eventos para todos, mas Leiria também será visitada pelos melhores dos melhores

vai-comecar-em-leiria-a-exaltacao-do-desporto
Leiria é de todos e para todos, já diz o slogan
Ricardo Graça/Arquivo

E pronto, chegou. Estamos a parcos dias de Leiria assumir de vez o epíteto de Cidade Europeia do Desporto.

Em 2022, o concelho vai acolher qualquer coisa como 600 eventos ligados a este factor tão importante de promoção da saúde e do convívio.

Naturalmente, serão destinados a todo o tipo de pessoas: do bebé de colo ao centenário, do melhor do mundo na sua especialidade a quem só quer experimentar uma qualquer actividade.

Ainda assim, o cardápio está longe de se encontrar encerrado. “As federações ainda estão a preparar os calendários do próximo ano”, explica o vereador do Desporto, Carlos Palheira.

Para o responsável, há muitos eventos que estão perto de ser garantidos, outros a ser negociados, “em todas as modalidades”, mas a programação também tem alíneas absolutamente fechadas.

A primeira de impacto acontece já em Janeiro, mas tendo em conta a pandemia, cujo movimento associativo do concelho “superou de forma fantástica”, a Cidade Europeia do Desporto avançará cautelosa durante o primeiro mês do ano.

Por isso, a cerimónia de abertura ocorrerá a 5 de Fevereiro, um sábado, na tenda do Natal, que será adaptada para o efeito. “Está a ser preparado um espectáculo com foco naquilo que esteve na base da nossa candidatura: o associativismo e a diversidade. Vai ter muitos aspectos gráficos e de inovação. Vai ser em grande”, explica o responsável.

Antes, a tão badalada final four da Taça da Liga, em futebol, acontece nos dias 25, 26 e 29, e juntará no Estádio Municipal de Leiria as equipas do Sporting, Benfica, Boavista e Santa Clara, além de todos os eventos acessórios, como a corrida do adepto ou os jogos de celebridades.

No ano passado, mesmo sem público nas bancadas e depredado do envolvimento da cidade, os três jogos foram “os eventos desportivos mais vistos no País” e a competição teve um retorno mediático estimado de 150 milhões de euros e mais de dois milhões de espectadores por partida, revela o vereador.

A partir de Fevereiro será, então, “sempre a fundo” até ao final do ano, garante Carlos Palheira. Haverá provas de tudo e mais alguma coisa, do bilhar ao boccia, passando por vários tipos de desportos de combate à esgrima. O ano é para ficar marcado, pois, pela “diversidade e pela prática do desporto informal”.

Ainda assim, em Março, nos dias 12 e 13, estará de volta à cidade um grande evento internacional. A Taça da Europa de Lançamentos, em atletismo, contará com a presença dos melhores atletas do Velho Continente, com a hipótese dos que diariamente treinam na cidade poderem conquistar medalhas.

O Leiria Run, a 7 de Maio, uma “festa de família” que junta três mil pessoas, o Leiria Fun Run, em Setembro, que é a “celebração da cidade”, a Meia Maratona de Leiria, os 10 km de Monte Real e a novidade da realização da São Silvestre de Leiria, no final do ano, são provas que promovem a participação de todos.

Tal como os 14 percursos pedestres previstos, que serão espalhados pelo calendário e pelas freguesias, e muitas outras actividades organizadas de contacto com a natureza, do trail ao duatlo. “A base vai ser muito larga e abranger todas as pessoas. Todos podem participar”, enfatiza Carlos Palheira.

Novidade das boas é o facto de a autarquia vai fazer regressar à cidade uma prova que deixou saudades, a Resistência Urbana

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ