Viver
Valado Jazz volta com a qualidade de sempre e espectáculos em Leiria
Cultura | Incontornável no calendário jazzístico nacional, o Valado Jazz regressa nos meses de Maio e Junho
A 22.ª edição do Valado Jazz - Festival de Jazz de Valado dos Frades começou na terça-feira, dia 30, com um concerto comemorativo do Dia Internacional do Jazz, com Rita Guerra, acompanhada pela Big Band do Município da Nazaré e por Naná Sousa Dias, no Cine-teatro da Nazaré.
Este ano, aquele que é um dos mais antigos certames dedicados à música jazz em Portugal ultrapassa os limites dos concelhos de Alcobaça e Nazaré e terá duas apresentações em Leiria.
"Decidimos abrir o festival geograficamente e juntar actividades pré-festival, para promover e expandir o evento. Há dois anos, iniciámos esse esforço no concelho da Nazaré, marcando dois concertos para aquele município. Este ano, entendemos levá-lo a outros locais, nomeadamente, à nossa capital de distrito", explica o director artístico, Adelino Mota, revelando que o alargamento territorial integra o esforço de candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027.
A primeira actuação terá lugar no sábado, dia 18 de Maio, a partir das 15:30 horas, quando a Dixie Naza Jazz Band fará um percurso musical/arruada entre o CDIL - Centro de Diálogo Intercultural de Leiria e o Museu de Leiria, com paragens na Praça Rodrigues Lobo, Fonte Luminosa e Jardim Luís de Camões.
A segunda acontecerá no mesmo dia, mas às 18 horas, na Sala do Capítulo, do Museu de Leiria, com a actuação do Trio Bernardes, Silva e Toscano. A passagem por Leiria servirá igualmente para comemorar o Dia Internacional dos Museus.
No sábado seguinte, dia 25, às 22 horas, o Largo do Santuário, no Sítio da Nazaré, recebe um
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.