Sociedade

Valorlis celebra 25 anos e anuncia nova linha de tratamento de resíduos orgânicos

14 set 2022 11:00

Empresa opera a recolha selectiva de resíduos na Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós

valorlis-celebra-25-anos-e-anuncia-nova-linha-de-tratamento-de-residuos-organicos
Valorlis celebrou aniversário com almoço com os trabalhadores
Valorlis

A Valorlis, empresa multimunicipal, que opera a recolha selectiva de resíduos nos municípios da Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós, assinalou 25 anos de existência, no dia 10 de Setembro.

O aniversário foi marcado pela apresentação do novo filme institucional da Valorlis, fotografias da história da empresa e a entrega, ao colaboradores, de “cadernos com história”, lembranças simbólicas produzidas a partir da reutilização de cartazes produzidos ao longo de 25 anos de comunicação com a população.

Criada em 1996, "a Valorlis encerrou as quatro lixeiras existentes na região, construiu um aterro sanitário para tratamento dos resíduos urbanos, evoluiu para um modelo técnico de valorização dos resíduos urbanos, através de tratamento mecânico e biológico e instalou o sistema de recolha e triagem de resíduos recicláveis, consolidado com sistemas de gestão e aquisição de dados", refere a empresa em comunicado.

Actualmente, está a criar uma nova linha de tratamento de resíduos orgânicos, cuja recolha será implantada, a médio prazo, pelos municípios da zona de abrangência da empresa, além da recolha selectiva de embalagens, papel/cartão e vidro.

A Valorlis opera mais de 1780 ecopontos distribuídos em toda a região para a deposição de resíduos recicláveis e uma frota de 21 viaturas de recolha e transporte de resíduos.

Os materiais recolhidos são transformados em correctivo para os solos, electricidade e novos produtos reciclados.

A empresa dá trabalho a 150 pessoas nas instalações, no tratamento e valorização anual de 182 mil toneladas de resíduos.