Desporto

Vânia Silva: O adeus emocionado à competição

16 mar 2023 10:12

Lançadora do martelo, de 42 anos, terminou carreira em Leiria

vania-silva-o-adeus-emocionado-a-competicao
Considerada a “melhor atleta portuguesa de sempre no lançamento do martelo”, Vânia Silva esteve presente em três Jogos Olímpicos, cinco Campeonatos do Mundo e três Europeus
Ricardo Graça

Rodeada de familiares, amigos e admiradores, no concelho que a viu nascer e crescer. Foi desta forma que Vânia Silva, considerada a “melhor atleta portuguesa de sempre no lançamento do martelo”, colocou um ponto final na carreira com perto de três décadas. O adeus emocionado à competição foi dado no último domingo, durante a 15.ª Taça da Europa de Lançamentos, realizada em Leiria.

Foi a primeira leiriense a chegar aos Jogos Olímpicos, onde esteve presente em três edições, em Atenas (2004), Pequim (2008) e Londres (2012). Com uma carreira repleta de êxitos, marcou também presença em cinco Campeonatos do Mundo e três Europeus, tendo batido por 13 vezes o recorde de Portugal de lançamento do martelo e conquistado 21 títulos nacionais.

O início do percurso desportivo da atleta de 42 anos não começou no lançamento do martelo, mas sim nas corridas. Foi, aliás, quando tinha 14 anos e era atleta da Juventude Vidigalense que Paulo Reis - o seu treinador de sempre - a descobriu numa prova de corta-mato.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ