Sociedade
Vencedor do Orçamento Partilhado do Centro Hospitalar de Leiria oferece carro eléctrico infantil à Pediatria
Ideia surgiu após anúncio do projecto mais votado da iniciativa “Nós também Participamos”
A equipa vencedora da iniciativa Nós também Participamos – Orçamento Partilhado do Centro Hospitalar de Leiria 2021 lançou uma campanha interna no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental, ao qual pertence, para angariar uma verba que permitisse a aquisição de um carro eléctrico infantil para oferecer ao Serviço de Pediatria.
Este equipamento faz parte de outra proposta candidata ao Orçamento Partilhado 2021 que ficou em terceiro lugar, com o projecto Minimização do stress associado ao procedimento cirúrgico em Pediatria, de Andreia Correia, presidente da Comissão de Humanização.
Prevê a dinamização de actividades lúdicas para crianças e pais, nomeadamente o recurso a um carro eléctrico infantil para a viagem das crianças que se encontram na Pediatria até ao Bloco Operatório.
O novo carrinho eléctrico, no valor estimado de 150 euros, foi entregue esta sexta-feira, no Serviço de Pediatria, pelos mentores da iniciativa interna do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental.
“Quero agradecer este gesto tão bonito da parte da Psiquiatria. Foi iniciativa da Dra. Joana Correia, e que nós agradecemos de coração. Muito obrigada”, enalteceu Ester Gama, médica pediatra.
“O melhor que pode acontecer à Comissão de Humanização este ano, foi não ter ganho o Orçamento Partilhado com este projecto, pois foi-nos possível obter um prémio muito maior, que foi testemunhar este gesto verdadeiramente bonito, genuíno e altruísta dos profissionais do Serviço de Psiquiatria. Este é, sem dúvida, um ‘pequeno passo gigante’ para a minimização do stress associado ao procedimento pré-cirúrgico, em crianças e pais, nas ‘viagens’ ao Bloco Operatório”, salientou Andreia Correia.
O projecto vencedor desta terceira edição do Orçamento Partilhado teve como mote Inspira, Expira e não Pira, que visa a criação de espaços de lazer nos jardins dos três hospitais do centro hospitalar (Leiria, Pombal e Alcobaça), através de estruturas com mobiliário urbano, que possibilitem aos profissionais fazer as suas pausas e refeições ao ar livre, em segurança, em locais arejados e relaxantes, para promover o bem-estar físico e mental dos profissionais.
Esta proposta foi apresentada pela técnica superior Joana Correia, do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental, apoiada pelo diretor do Serviço, Cláudio Laureano, e pelas enfermeiras Lídia Vieira e Ana Gouveia.
Conquistou um total de 163 votos, depois de três semanas de campanha interna, em queestiveram a concurso nove ideias, a competir por uma verba de 20 mil euros disponibilizada pelo CHL, para a implementação do projeto vencedor.