Economia

Vendas de bacalhau e de bolo-rei iluminam Natal dos comerciantes

24 dez 2023 08:00

Vários negócios vivem época "excelente" de vendas

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Bolo-rei lidera vendas da Brisanorte
Brisanorte
Daniela Franco Sousa

A poucos dias do Natal, já se sente a vibração da quadra em vários negócios da região. São exemplo disso as vendas de bolo-rei e de bacalhau, que seguem de vento em popa. Quanto aos comerciantes de vinhos e de leitão, explicam que vai ser preciso esperar pelas encomendas mais tardias para fazer um balanço das festividades.

Armando Rato, gerente das pastelarias Brisanorte, acredita que este Natal seja bom, ao nível do que foi em 2022. As vendas já correram bem nos últimos fins-de-semana e espera que venham a aumentar até à noite de Consoada. Até agora, tem sido o bolo-rei o senhor da festa, nota Armando Rato. E tem tido também grande saída a trança de Natal (que no ano passado conquistou o pódio no concurso da Associação do Comércio e da Indústria de Panificação (ACIP) e já em 2023 arrebatou o segundo lugar). “Na semana passada, por exemplo, num só dia foram vendidos quase mil bolos-rei, a uma empresa que os ofereceu aos colaboradores. Isto, sem contar as vendas nas nossas pastelarias”, refere o gerente.

O tronco de Natal também costuma ser uma iguaria muito requisitada nesta quadra, sobretudo no dia 24, nota o responsável pela empresa sediada em Leiria. Com pastelarias em Leiria e na Marinha Grande, a Maglice também espera que este Natal seja "excelente”, “melhor do que no ano passado”.

Susana Paulo salienta que é usual os clientes fazerem as encomendas no fim-de-semana anterior à Consoada. E que desta vez, por ser celebrada de sábado para domingo, haverá quem tente perceber até à última hora o que consegue confeccionar em casa e o que tem de comprar. Mesmo assim, o número de encomendas já deixa antever à responsável que vá ser uma quadra de muito trabalho. O bolo-rei continua a fazer parte da mesa de Natal, mas na Maglice são a tarte de amêndoa e a maravilha de noz que mais saída têm, constata Susana Paulo.

Natal no fim-de-semana é o contexto que, segundo Joaquim Almeida, pode quebrar um pouco as vendas da Sar&Doce, face a 2022. O responsável pela pastelaria de Leiria acredita que mais gente irá confeccionar a ceia em casa, podendo até aproveitar para sair do concelho. Apesar disso, o bolo-rei já começou a ser muito solicitado, nota o comerciante.

Com sede em Alfeizerão, no concelho de Alcobaça, o Atelier do Doce está a viver um momento “óptimo”, com vendas acima do ano passado. Rui Marques, gerente, afirma que se trata do resultado do investimento continuado da empresa, na renovação da fábrica, na aquisição de equipamento moderno, na formação de recursos humanos, que têm permitido ganhar mercado por toda a região.

A qualidade do trabalho voltou a ser reconhecida este ano (a cornucópia de amêndoa caramelizada venceu o primeiro lugar na categoria Doces Conventuais, na Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça e o bolo-rainha alcançou o segundo lugar no concurso da ACIP), o que também projecta a marca, salienta.

Satisfeita está também a Caxamar, empresa do concelho de Ourém. “Estamos com vendas altas, até mais interessantes do que no ano passado”, constata João Feteira, director comercial. No passado mês de Novembro, o comércio de bacalhau da Caxamar cresceu cerca de 30% face ao período homólogo do ano anterior. João Feteira explica que têm existido algumas rupturas de stock nalgumas empresas, o que também tem reforçado a procura junto da unidade de Ourém.

Jorge Carpalhoso, responsável pela Jorcanita’s, empresa de Leiria, que se dedica ao comércio de leitão assado, está “confiante”. As vendas estão a decorrer lentamente, mas já é costume dos clientes deixar as compras para “última hora”. O comerciante reconhece que o produto encareceu e que poderá não ser acessível a todas as bolsas, mas sublinha que é preciso aguardar até ao final da quadra para perceber se o preço teve impacto no negócio.

Ainda que as vendas estejam a correr bem, não devem atingir os resultados do Natal de 2022, observa Nuno Estrela. “Sente-se que as pessoas compram o indispensável, só para amigos e familiares mais chegados e têm atenção aos preços”, verifica o responsável de vendas da Garrafeira VIP, de Leiria. Durante a época natalícia têm maior saída os vinhos (90%), sobretudo de produção nacional, e vinhos do Porto (10%), especifica.

O vinho é também o produto que mais procura tem tido na Estado Líquido, garrafeira de Caldas da Rainha. Sónia Chaves, responsável de loja, conta que nesta época é habitual que os clientes adiem as compras até aos últimos dias, razão pela qual não é possível perceber se os resultados vão equivaler ou crescer face a 2022. De qualquer forma, as dinâmicas das marcas, as provas organizadas pelos produtores e pela loja dão a conhecer os produtos e contribuem para o maior movimento e facturação que sempre se sentem nesta quadra festiva.