Viver
Verão: nesta caça ao tesouro em São Pedro de Moel há uma viagem pela literatura portuguesa
Junto à praia, crianças e adultos são desafiados a reunir pistas para desvendar a vida e obra de Camões, Fernando Pessoa e Gil Vicente, entre outros. Afonso Lopes Vieira e Amélia Rey Colaço “guiam” os participantes
Ponto de partida: o livro infantil Viagem pela Literatura Portuguesa, de Ana Cristina Luz. A actividade propõe um exercício de descoberta nas férias de crianças, jovens e famílias.
Em São Pedro de Moel, esta caça ao tesouro literário desafia os participantes a descobrir o legado do escritor e poeta Afonso Lopes Vieira, nome maior da cultura portuguesa na primeira metade do século XX. Acontece aos domingos, das 17 às 18 horas, e às quintas-feiras, entre as 16 e as 17 horas.
Afonso Lopes Vieira e Amélia Rey Colaço “guiam” os participantes, encarnados pelos actores Miguel Linares e Carolina Santarino, que assim proporcionam uma experiência mais imersiva e enriquecedora.
A aventura leva a uma digressão por vários séculos, que se inspira na vida e obra de Francisco Rodrigues Lobo, Luís de Camões, Fernando Pessoa e Gil Vicente, entre outros autores, com ligação ao universo literário de Afonso Lopes Vieira.
Exploradores com diploma
No início da experiência, é entregue o Questionário do Investigador. Depois de percorridos diferentes pontos da vila de São Pedro de Moel, enquanto se resolvem pistas e revelam curiosidades, a conclusão da missão dá direito a receber o Certificado de Investigador Literário.
A iniciativa integra a programação cultural promovida pelo Município da Marinha Grande para a época balnear de 2026 em São Pedro de Moel, alia o património cultural à componente lúdica e educativa e decorre nos meses de Agosto e Setembro.