Sociedade
Vereadora afasta-se do PSD após escolha do candidato à Câmara da Batalha
Ana Rita Silva integrou a lista do PSD nas autárquicas de 2021 na condição de independente

A vereadora Ana Rita Silva, eleita pelo PSD à Câmara da Batalha, desvinculou-se do partido e passa à condição de independente no executivo. A decisão foi comunicada à concelhia do partido a 9 de Abril e, na carta enviada, à qual o JORNAL DE LEIRIA teve acesso, a vereadora refere que o seu afastamento surge na sequência da “escolha do próximo candidato às eleições autárquicas”.
Ana Rita Silva integrou a lista do PSD nas autárquicas de 2021 na condição de independente e é uma dos três vereadores da oposição. Para as eleições deste ano, o PSD apresentou André Sousa, presidente da concelhia social-democrata como cabeça-de-lista.
“Depois de um longo processo interno no PSD de escolha e decisão sobre candidato às próximas eleições autárquicas, para o qual manifestei a minha disponibilidade num cenário de coligação AD ( PSD e CDS), entenderam a concelhia e a distrital do PSD fazer a sua escolha tendo por base os critérios que legitimamente ponderaram”, explica a vereadora.
“Considerando o actual contexto de preparação das listas autárquicas para o próximo sufrágio, entendo que não se justifica, nesta fase, a manutenção de uma ligação partidária”, continua.
A vereadora, que passa a independente, refere ainda que não se revê “na valoração política feita pelo PSD”. A decisão foi tomada por “coerência de atitude” de quem “encara a política como serviço de missão à comunidade e não como carreirismo estratégico”.