Viver
Vídeos, marionetas e uma visita à Leiria dos romanos nas Jornadas Europeias de Arqueologia
Actividades no Museu de Leiria, no Castelo de Leiria e nas redes sociais integram o programa das Jornadas Europeias de Arqueologia ao longo de três dias
Teatro de marionetas, documentários nas redes sociais, uma leitura dramatizada e uma visita guiada especial fazem parte da agenda, entre sexta-feira e domingo.
Leiria vai associar-se às Jornadas Europeias de Arqueologia que se celebram nos dias 16, 17 e 18 de Junho, através de diversos eventos promovidos no Castelo, no Museu de Leiria e também na internet.
Arqueólogos e entidades ligadas à arqueologia de 47 países europeus organizam, nestes dias, actividades que procuram ser inovadoras, originais e interactivas, para dar a conhecer ao público em geral os tesouros da arqueologia e os bastidores das práticas desta área de investigação.
Em Leiria, o programa é o seguinte:
Sexta-feira, 16 de junho
10h30, Castelo de Leiria: partilha no Facebook do episódio I – “Pré-História” – da série Novas Descobertas Arqueológicas no Castelo de Leiria, um conjunto de pequenos filmes que desvendam as descobertas arqueológicas nos diferentes espaços do Castelo de Leiria entre 2019 e 2020.
11h e 14h30, Museu de Leiria: teatro de marionetas O Menino do Lapedo – uma História da Pré-História, pelo Valdevinos – Teatro de Marionetas, a partir do livro infanto-juvenil O Menino do Lapedo, da autoria de Mafalda Brito e Rui Pedro Lourenço, coeditado pelo Município de Leiria com a editora Barca do Inferno, sobre o achado que é tesouro nacional. Acesso gratuito, por inscrição prévia para museudeleiria@cm-leiria.pt ou 244 839 677.
15h30, Castelo de Leiria (15h30): partilha no Facebook do episódio II – “Proto-História” – da série Novas Descobertas Arqueológicas no Castelo de Leiria.
Sábado, 17 de junho
10h, Museu de Leiria: teatro de marionetas O Menino do Lapedo – uma História da Pré-História, por Valdevinos – Teatro de Marionetas.
10h30, Castelo de Leiria: partilha no Facebook do Castelo do episódio III – “Romano”, da série Novas Descobertas Arqueológicas no Castelo de Leiria.
10h30, Castelo de Leiria: visita guiada especial “Em Collippo sê Romano”, que incidirá sobre a antiga cidade romana de Collippo e seu território, em particular sobre a romanização no morro do Castelo de Leiria. Ponto de encontro: defronte da Igreja de São Pedro de Leiria, no Largo de São Pedro. Acesso gratuito, por inscrição prévia para castelo@cm-leiria.pt ou 244 839 670.
14h30, Museu de Leiria: partilha no Facebook do Museu de Leiria do filme O Menino do Lapedo: 20 anos depois.
15h30, Castelo de Leiria: partilha no Facebook do episódio IV – “Medieval” – da série Novas Descobertas Arqueológicas no Castelo de Leiria.
Domingo, 18 de junho
10h30, Castelo de Leiria: partilha no Facebook do episódio V da série Novas Descobertas Arqueológicas no Castelo de Leiria.
10h30, Museu de Leiria: leitura dramatizada “Trocado por Miúdos – Os Pés de Iria”, por Vânia Jordão. Nesta sessão será explorado e dramatizado o conteúdo do livro Os Pés de Iria, que aborda a história da construção do Castelo de Leiria e foi escrito por Luís Mourão e coeditado pelo Município de Leria e pela editora leiriense Barca do Inferno. Acesso gratuito, por inscrição prévia para museudeleiria@cm-leiria.pt ou 244 839 677.
14h30, Museu de Leiria: partilha no Facebook do Museu de Leiria do filme O Menino do Lapedo: 20 anos depois.
15h30, Castelo de Leiria: partilha no Facebook do episódio VI da série Novas Descobertas Arqueológicas no Castelo de Leiria.
17h30, Castelo de Leiria: partilha no Facebook do episódio VII da série Novas Descobertas Arqueológicas no Castelo de Leiria.
Organizadas pelo Institut National de Recherches Archéologiques Préventives (INRAP) de França, e pelo Conselho da Europa, em Portugal, o programa nacional é coordenado pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
Neste link, é disponibilizado o programa geral das JEA 2023.