Viver

Vigésima edição do Teatremos começa a 1 de Março

22 fev 2026 08:25

Sete espectáculos em agenda

vigesima-edicao-do-teatremos-comeca-a-1-de-marco
O grupo Mendigal é o primeiro a ir a palco
www.municipio-portodemos.pt

O programa acontece ao longo dos dias 1, 7, 8, 13, 14, 15 e 21 de Março, sempre às 21 horas, no Fórum Cultural de Porto de Mós.

É o vigésimo Teatremos – Festival de Teatro de Porto de Mós.

Durante 20 edições, “mais do que um festival, o Teatremos consolidou-se como um instrumento estruturante da política cultural municipal, assumindo-se como um espaço de encontro entre criadores, intérpretes e comunidade”, considera a Câmara de Porto de Mós. “A edição de 2026 reafirma esse compromisso, reunindo grupos de teatro locais e regionais que representam o dinamismo associativo do território”.

No arranque, 1 de Março, o Mendigal - Grupo de Teatro Mendiga e Arrimal apresenta o espectáculo Sentir o Zumba - Um caos de Comédia.

Numa pequena aldeia, uma aula de Zumba torna-se o palco improvável para um retrato ácido, cómico e profundamente humano da vida comunitária. Um desmaio inesperado desencadeia uma sucessão de equívocos, boatos e tensões. Entre personagens excêntricas, julgamentos e relações mal resolvidas, o quotidiano banal transforma-se num caos absurdo onde todos parecem esconder alguma coisa”, lê-se na sinopse da peça, que “expõe o peso das opiniões alheias, as vidas que se vivem em silêncio e a dificuldade de se ser autêntico num meio onde nada é compreendido”.

Em 2026, participam, ainda, Os Miúdos da Serra - Grupo de Teatro do Alqueidão da Serra, o Juncateatro - Teatro Regional do Juncal, o Teatro Olaré - Grupo de Teatro de Serro Ventoso, a Ala d'Artistas, o Teatr'Ambu - Grupo de Teatro da A. S. S. V. de São Jorge e o Truopêgo - Grupo de Teatro de Porto de Mós.