Sociedade

Vila medieval de Ourém acolhe festival de sustentabilidade e alimentação vegetariana

5 set 2024 11:46

Promovido pela Santa Casa da Misericórdia Fátima-Ourém, o evento começa esta sexta-feira, dia 6, e decorre até domingo. A iniciativa irá também apoiar a construção do novo lar da instituição

vila-medieval-de-ourem-acolhe-festival-de-sustentabilidade-e-alimentacao-vegetariana
Um dos objectivos do festival passa por divulgar alternativas gastronómicas
DR

A vila medieval de Ourém acolhe, este fim-de-semana, a primeira edição do festival de sustentabilidade e alimentação vegetariana, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém.

Segundo a organização, o evento tem pretendo divulgar alternativas gastronómicas e actividade empresariais associada ao vegetarianismo, “contribuir para o conhecimento técnico, científico e para a sustentabilidade do planeta”.

O festival, que começa esta sexta-feira, dia 6, e termina no domingo, visa ainda apoiar a construção da nova residência sénior da misericórdia, causa para a qual reverterão as receitas angariadas.

O evento contempla uma zona expositiva dedicada a marcas com produtos e serviços que se enquadram no “nicho vegano” e que promovam uma componente sustentável e/ou de economia circular, bem como uma zona de degustação gastronómica, que funcionará na na Ucharia do Conde.

Haverá ainda uma praça de alimentação dedicada a refeições, lanches e outras iguarias da cozinha de base vegetal, animação infantil, palestras e masterclasses com especialistas e investigadores experientes na alimentação de base vegetal, sessão de yoga e showcookings.

Na noite de sexta-feira e de sábado, o programa inclui um jantar/degustação, a cargo de Bruna Simões, uma das finalistas da concurso da RTP Masterchef, com entrada paga e mediante inscrição prévia. Durante o encontro será ainda exibido o documentário “Carne – a pegada insustentável", da autoria de Francisco Guerreiro e Hugo Almeida, que passar no auditório Paço dos Condes, às 14 e às 16 horas

Para a organização, o festival é “uma excelente oportunidade para uma actividade em família e simultaneamente conhecer as tendências da gastronomia vegana e da sustentabilidade e apoiar a construção da nova sede e estrutura residencial para idosos”.

A Câmara de Ourém disponibiliza serviço de transfer, com ligações entre o Centro Municipal de Exposições e a vila medieval, com os seguintes horários: sexta-feira, das 16:30 às 23 horas; sábado, das 8:45 às 23 horas, e domingo, das 8:45 às 22 horas.