Economia
Vitória Wine Shop vence programa de empreendedorismo
Contentores marítimos reutilizados vão acolher nova garrafeira em Paredes de Vitória
“Os vinhos contam muitas histórias”, diz Maria Inês Raimundo, vencedora do programa Bora Mulheres Coca-Cola, dinamizado pelo Impact Hub Lisbon, para mulheres empreendedoras portuguesas. A garrafeira Vitória Wine Shop está a nascer em Paredes de Vitória, no concelho de Alcobaça, com o mar como inspiração e foco na sustentabilidade.
O projecto de Maria Inês Raimundo destaca-se pelo conceito escolhido para as instalações. Dois contentores marítimos retirados do circuito dos transportes de longa distância e transformados num edifício de três volumes que vai abrigar todas as valências da Vitória Wine Shop: loja; sala de provas multimédia preparada para eventos, encontros com enólogos e teletrabalho; estúdio orientado para cursos online e para a presença da marca nas redes sociais; e bar com esplanada, no terraço.
Na obra de remodelação e interiores que privilegia a reutilização e as soluções mais amigas do ambiente colaboram a designer Marlene Salgueiro e, entre outros, o artista Stencil Fartz, a carpintaria Eduardo Roda e a serralharia Soares & Neves.
Dependendo da evolução da pandemia em Portugal, a abertura da garrafeira – em frente ao restaurante O Tonico, do lado de lá da estrada – deverá ocorrer em Março ou Abril. Público-alvo: o consumidor final e as unidades de alojamento turístico na região.
Maria Inês Raimundo, filha dos fundadores da marisqueira, é licenciada em Gestão, com pós-graduações nas áreas de Contabilidade, Fiscalidade e Recursos Humanos, e está, também, a frequentar um curso de escanção na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, com o objectivo de aprofundar o conhecimento sobre vinhos.
“Sou uma mulher de negócios” e a Vitória Wine Shop “vai ser o meu legado”, afirma ao JORNAL DE LEIRIA. O projecto, iniciado em 2020, que “tem a sustentabilidade como pilar”, pretende diferenciar a comercialização de vinhos através da exploração dos canais digitais e da inovação em produtos temáticos.
Os vinhos são sinónimos de experiências partilhadas, lembra Maria Inês Raimundo. E, em Portugal, são também sinónimo de facturação. Portugal é o país com maior consumo de vinho per capita (62,1 litros por habitante e por ano) e o quarto maior produtor de vinho na União Europeia.
No programa Bora Mulheres, dinamizado pelo Impact Hub Lisbon em parceria com a Coca-Cola, participaram 200 mulheres. Os três projectos vencedores recebem mentoria, consultoria e apoio na comunicação e na captação de investimento.