Economia

Vitória Wine Shop vence programa de empreendedorismo

28 jan 2021 21:28

Contentores marítimos reutilizados vão acolher nova garrafeira em Paredes de Vitória

vitoria-wine-shop-vence-programa-de-empreendedorismo
Maria Inês Raimundo, vencedora do programa Bora Mulheres Coca-Cola
Ricardo Graça

“Os vinhos contam muitas histórias”, diz Maria Inês Raimundo, vencedora do programa Bora Mulheres Coca-Cola, dinamizado pelo Impact Hub Lisbon, para mulheres empreendedoras portuguesas. A garrafeira Vitória Wine Shop está a nascer em Paredes de Vitória, no concelho de Alcobaça, com o mar como inspiração e foco na sustentabilidade.

O projecto de Maria Inês Raimundo destaca-se pelo conceito escolhido para as instalações. Dois contentores marítimos retirados do circuito dos transportes de longa distância e transformados num edifício de três volumes que vai abrigar todas as valências da Vitória Wine Shop: loja; sala de provas multimédia preparada para eventos, encontros com enólogos e teletrabalho; estúdio orientado para cursos online e para a presença da marca nas redes sociais; e bar com esplanada, no terraço.

Na obra de remodelação e interiores que privilegia a reutilização e as soluções mais amigas do ambiente colaboram a designer Marlene Salgueiro e, entre outros, o artista Stencil Fartz, a carpintaria Eduardo Roda e a serralharia Soares & Neves.

Dependendo da evolução da pandemia em Portugal, a abertura da garrafeira – em frente ao restaurante O Tonico, do lado de lá da estrada – deverá ocorrer em Março ou Abril. Público-alvo: o consumidor final e as unidades de alojamento turístico na região.

Maria Inês Raimundo, filha dos fundadores da marisqueira, é licenciada em Gestão, com pós-graduações nas áreas de Contabilidade, Fiscalidade e Recursos Humanos, e está, também, a frequentar um curso de escanção na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, com o objectivo de aprofundar o conhecimento sobre vinhos.

“Sou uma mulher de negócios” e a Vitória Wine Shop “vai ser o meu legado”, afirma ao JORNAL DE LEIRIA. O projecto, iniciado em 2020, que “tem a sustentabilidade como pilar”, pretende diferenciar a comercialização de vinhos através da exploração dos canais digitais e da inovação em produtos temáticos.

Os vinhos são sinónimos de experiências partilhadas, lembra Maria Inês Raimundo. E, em Portugal, são também sinónimo de facturação. Portugal é o país com maior consumo de vinho per capita (62,1 litros por habitante e por ano) e o quarto maior produtor de vinho na União Europeia.

No programa Bora Mulheres, dinamizado pelo Impact Hub Lisbon em parceria com a Coca-Cola, participaram 200 mulheres. Os três projectos vencedores recebem mentoria, consultoria e apoio na comunicação e na captação de investimento.