Desporto
Volta a Itália arranca hoje com João Almeida a liderar a UAE Emirates
O caldense, de 24 anos, assegura estar com vontade de “lutar por um grande resultado”
Tem hoje início a 106.ª Volta a Itália, onde o caldense João Almeida estará a liderar a UAE Emirates. Esta é a quarta vez que o ciclista de 24 anos disputa o Giro, depois do quarto lugar alcançado em 2020, a melhor classificação de sempre de um português na competição, do sexto em 2021, e da desistência no ano passado, após um teste positivo ao coronavírus.
“Depois do decepcionante final da corrida no ano passado, estou definitivamente com vontade de voltar e lutar por um grande resultado”, assegura João Almeida, citado numa nota da UAE Emirates.
Segundo o caldense, a preparação para o Giro correu “muito bem”. “Acho que fui muito consistente este ano e acabámos um grande ‘bloco’ de treino em altitude na Serra Nevada, em Espanha. Como grupo, estamos muito bem, tanto física como mentalmente.”
O caldense será o líder da equipa comandada por Joxean Fernández 'Matxín', que conta ainda com o sprinter alemão Pascal Ackerman, os italianos Alessandro Covi, Davide Formolo e Diego Ulissi, o sul-africano Ryan Gibbons, o norte-americano Brandon McNulty e o australiano Jay Vine.
Afirmando que o seu objectivo é “fazer uma boa classificação geral”, João Almeida alerta também para o potencial da equipa. “Temos o Pascal para os sprints e outros que já venceram etapas no Giro anteriormente. Acho que teremos uma grande corrida.”
A 106.ª edição da famosa prova contará com 176 ciclistas de 22 equipas, arrancando de Fossacesia Marina, na costa italiana do mar Adriático. A Volta a Itália termina no dia 28 de Maio, com a 21.ª e última etapa, com início e fim em Roma.