Legislativas 2024

Walter Chicharro assume ser um "autarca transformado em deputado"

10 mar 2024 23:27

Número três do PS pelo círculo de Leiria foi eleito e vai abandonar a Câmara da Nazaré

walter-chicharro-assume-ser-um-autarca-transformado-em-deputado
Walter Chicharro, terceiro na lista do PS por Leiria, conquistou um lugar na Assembleia da República
Ricardo Graça

Walter Chicharro foi o terceiro deputado a ser eleito na lista do PS pelo círculo de Leiria. Depois das votações encerradas no distrito de Leiria, com a vitória da Aliança Democrática, o ainda presidente da Câmara da Nazaré endereçou os cumprimentos aos vencedores e reforçou a vitória cor-de-rosa nos concelhos de Castanheira de Pera, Marinha Grande, Nazaré e Peniche. 

"Sou um autarca transformado em deputado. Amanhã voltarei a tomar funções [na câmara] até tomar posse no Parlamento. Tentarei fazer aquilo que fiz na Nazaré: ser alguém que revolucionou a Nazaré. Quero representar muito bem o meu distrito e criar condições para que seja uma referência a vários níveis: nacional e internacionalmente", afirmou.

Walter Chicharro admitiu ter ficado surpreendido com o Chega ter sido a segunda força política mais votada em alguns concelhos. "Isso surpreendeu-me claramente. Ainda assim temos de ter a noção de que o momento de há dois anos, em que também tenho alguma responsabilidade nessa vitória, pois era o presidente da Federação à data, é um cenário único e que demonstra uma clara evolução do crescimento do Chega", explicou.

Segundo o socialista, a taxa de adesão foi mais elevada face a eleições anteriores. "A esta hora está perfeitamente claro que os votantes do Chega no distrito e no País disseram presente e vieram reduzir a taxa de abstenção, que é sempre importante e julgo que estará aí o crescimento do Chega, que tem de ser respeitado."

Reconhecendo que o PS "terá perdido no distrito uma percentagem aproximada ao que perdeu no País", à hora que Walter Chicharro falava aos jornalistas ainda tudo estava em aberto a nível nacional.

"Estamos ainda na perspectiva de qual vai ser a diferença entre os dois partidos [PS e AD]. Não tenho ainda claro quem ganhará, pois faltam os distritos mais pesados, o que poderá levar a uma inversão dos resultados. Mas, num cenário em que fomos a eleições, é um enormíssimo resultado do secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos", acrescentou. 

O deputado agora eleito sublinhou que o que é "fundamental é que todos os que estão eleitos e aquele que for o cenário na Assembleia da República é determinante que se pense naquilo que é o melhor para Portugal e que todos os que estejam eleitos ponderem essa matéria muito relevante".

No distrito de Leiria, a AD venceu com