Economia

Zona Industrial da Guia está lotada e espera ampliação

27 jul 2022 09:57

Esta é a terceira mais importante área industrial do concelho de Pombal

zona-industrial-da-guia-esta-lotada-e-espera-ampliacao
Zona Industrial da Guia
DR
Jacinto Silva Duro

“Não há lotes para vender e temos empresas que nos procuram e querem fazer pré-reservas. A Zona Industrial da Guia está lotada.”

O presidente da União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca, em Pombal, pediu, recentemente, à autarquia que não esqueça o processo de ampliação daquela que é a terceira mais importante área industrial do concelho, após o Parque Manuel da Mota e da Zona Industrial da Formiga.

Segundo Gonçalo Ramos, um primeiro projecto criado pelo anterior Executivo camarário foi sujeito a uma candidatura a fundos estruturais europeus, porém foi chumbado após se ter verificado que algumas parcelas, para onde a expansão da zona industrial estava prevista, não eram do domínio público.

“Há urgência na ampliação do espaço a Norte. Temos empresas de sectores como o da construção e caixilharia, entre outros, que pretendem instalar-se na zona industrial, a fim de expandir o negócio e de usufruir de melhores condições e acessos, e não temos como as acolher”, refere o autarca, sublinhando que há procura por lugares no espaço, devido à sua “excelente localização” e facilidade de deslocação.

“É um investimento financeiramente muito grande, que necessita obrigatoriamente de fundos europeus”, adianta Gonçalo Ramos.

Segundo o Município de Pombal, um novo projecto para dar resposta aos anseios dos empresários e do autarca da zona Oeste do concelho está a avançar e deverá ser alvo de nova candidatura a fundos estruturais.