Opinião

A atividade física é como o “melhoral”: faz bem e não faz mal… na dose certa!

25 fev 2024 10:21

Somos mais inativos e sedentários, o que se repercute, entre outros domínios do nosso quotidiano, na saúde individual e coletiva

A prática regular de Atividade Física, seja orientada por um profissional da área (Exercício Físico e Desporto), ou de forma informal (AF espontânea), proporciona vários benefícios para o ser humano, se a dose for adequada! Esta dose tem de ser adaptada aos objetivos, gostos, estilos de vida individuais e comportamentos de risco que cada um tem, por exemplo, ao nível da nutrição, entre outros.

De facto, uma boa Aptidão Física permite-nos desenvolver as tarefas diárias, em segurança, com independência e vigor, sem fadiga acentuada e com energia suficiente, também para as atividades de lazer e/ou emergências imprevistas (e.g. uma corrida para alcançar o autocarro).

O conhecimento sobre os benefícios da prática regular de Atividade Física nunca foi tão vasto. Porém, também somos mais inativos e sedentários, o que se repercute, entre outros domínios do nosso quotidiano, na saúde individual e coletiva.

A evidência científica indica-nos que, a prática regular de Atividade Física e/ou Exercício Físico tem uma relação inversa com: doenças cardiovasculares; hipertensão; osteoporose; diabetes (tipo 2); obesidade; cerca de 13 cancros (peito; pulmões; fígado; rins; entre outros); depressão; quedas; função cognitiva; entre outras patologias. Sabemos ainda que, este papel não se esgota na prevenção de doenças. Um brilhante trabalho de revisão de 2015 reuniu evidência científica que suporta a prescrição de Exercício Físico como terapia em 26 doenças crónicas (psiquiátricas; neurológicas; metabólicas; cardiovasculares; pulmonares; desordens músculo-esqueléticas; e cancro).

Obviamente que, tratando-se de patologias, deve existir o devido enquadramento clínico, num trabalho que se quer pluridisciplinar. Então, mas a prática regular de Atividade Física só nos proporciona benefícios? Não. Terá, obviamente, riscos associados, que aumentarão à medida que aumentamos a frequência, a intensidade e a duração da prática e, no caso do desporto, também o nível de competição. Porém, analisando os benefícios desta prática versus os malefícios da inatividade física e dos comportamentos sedentários, vale bem a pena o investimento em Atividade Física!

Procure apoio junto de um profissional da área, devidamente certificado e habilitado, para encontrar a sua atividade física e a sua dose (individual e específica) para obter a melhor resposta.

Nota: se faz a manutenção regular do seu carro, porque não trata do seu corpo (e mente), que não pode, simplesmente, trocar por outro?