Opinião
Agência de promoção económica e de captação de investimentos de Leiria
É premente Leiria poder ser munida de uma verdadeira agência de promoção económica e de captação de investimentos dotada de quadros preparados que compreendam que hoje em dia competimos num mundo global.
É amplamente reconhecido que Leiria tarda em afirmar-se em setores como o do turismo ou mesmo em obter o reconhecimento do ponto de vista do seu contributo para a economia nacional.
Aliás, é possível observar a incapacidade de afirmação, entre outros, quando Leiria fica excluída da discussão da modernização da linha férrea do Oeste, quando a questão da abertura da BA n.º 5 ao tráfego civil é constantemente adiada ou mesmo quando a passagem do Instituto Politécnico de Leiria a Universidade não é ainda uma realidade.
Tais projetos/ambições carecem de ser sobretudo um desígnio, uma exigência desta região, dos seus empresários, dos seus autarcas, de todos os seus deputados, das suas instituições e empresas.
Se juntarmos a incapacidade de afirmação nacional, os problemas de fundo, tais como a constante perda de população (segundo o portal Pordata, em 10 anos Leiria perdeu 1640 habitantes e viu reduzir em quase 2% o número de jovens) ou o envelhecimento da população residente, é de fácil conclusão que Leiria necessita de fazer melhor.
É necessário definitivamente abordar os problemas de fundo em detrimento de projetos meramente cosméticos que pouco podem fazer por colocar Leiria num patamar superior.
Aqui chegados, é premente Leiria poder ser munida de uma verdadeira agência de promoção económica e de captação de investimentos dotada de quadros preparados que compreendam que hoje em dia competimos num mundo global.
É necessário que Leiria tenha a capacidade de reter e estimular o seu capital humano impedindo a necessidade que muitos jovens ainda têm de sair da região para procurar formação académica ou desafios profissionais que a região ainda não oferece ou, pelo menos, ser suficientemente atrativa para que tais quadros regressem.
Para além da promoção nacional e internacional de Leiria para captar investimentos, empresas e talentos, e da promoção de projetos que contribuam para dinamizar a economia da cidade, independentemente da sua nacionalidade, setor de atividade e da dimensão dos projetos, é necessário a região igualmente ter capacidade de beneficiar dos programas fiscais (RNH) ou de residência (ARI - Autorização de Residência para Atividade de Investimento) que tanto têm contribuído para a captação de investimento em outras capitais de distrito.
Esta é uma luta em que Leiria deveria igualmente ter uma palavra a dizer, mas é igualmente necessário ter a consciência de que num mercado global não existem cadeiras vazias, tudo o que não for por nós feito será certamente feito por alguém.
Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990