Opinião

História de Natal

28 dez 2021 15:45

"Havia em Mira, na Turquia, por volta do ano 300 a.d., um estalajadeiro viúvo que tinha três filhas"

Pode bem ser tudo mentira nesta versão de uma história do Santo Nicolau.

O mesmo Nicolau, Bispo de Mira, que acabou travestido num Pai Natal de barbas brancas e bizarra vestimenta que se senta nesta altura do ano por tendas e praças um pouco por todo o continente, a tirar fotografias com criancinhas.

Havia em Mira, na Turquia, por volta do ano 300 a.d., um estalajadeiro viúvo que tinha três filhas.

Todas lindas, todas simpáticas, amigas dos seus amigos, generosas e bondosas como era difícil de encontrar igual.

Todos os dias alguém contava ao Bispo Nicolau mais uma benfeitoria das meninas e o coração dele subia ao céu com tanta alegria.

O pai, pelo contrário, era um homem horrível, mau como as cobras, sovina, ladrão, trapaceiro e aldrabão.

Todos os dias contavam ao Bispo Nicolau mais uma sacanice, um traição, um embuste ou um roubo descarado do estalajadeiro e o coração dele descia aos infernos envolto em amargura.

A menina mais velha estava casadoira e apaixonou-se perdidamente por um rapaz muito trabalhador e bom coração mas pobre como os mais pobres.

Um dia o pai, bêbedo que nem um cacho, disse às filhas que face às despesas crescentes provocadas pelas três não tinha outro remédio se não colocar a mais velha a render como prostituta. Mas a menina não se conformava, chorou toda a noite e mal o sol raiou foi contar ao Bispo e pedir ajuda.

E o Bispo disse-lhe que não se preocupasse, fosse ao bosque e apanhasse lenha verde e acendesse com ela uma fogueira na lareira ao cair daquela noite.

A menina assim fez. A sala encheu-se de fumo de tal modo que o pai quando lá entrou correu para a janela e abriu-a de par em par, zás.

Apanhou com um saco de moedas na cara e desmaiou. No dia 25 de Dezembro de manhã a rapariga encontrou o pai e o saco. Levou as moedas e casou-se.

O mesmo com a segunda e a terceira filhas.

E foi esta que no dia de casamento perguntou ao Bispo porque tinha feito aquilo.

E ele respondeu: “Ofereci as moedas por causa de vocês, atirei o saco por causa do vosso pai”.

E é por isso que damos presentes a quem gostamos.