Editorial

Indústria de boa saúde 

6 mar 2025 08:02

Investir na saúde não é apenas uma estratégia de crescimento, pode ser também uma oportunidade para a nossa indústria 

O aumento das exportações em saúde, que atingiram um recorde em Portugal de 4 mil milhões de euros em 2024, mostra o potencial deste sector para impulsionar a economia nacional e regional. Na nossa região, empresas como a Planimolde, o grupo GLN e a Erofio têm apostado neste segmento, ao desenvolverem produtos inovadores para expandirem a sua presença no mercado internacional.

O sucesso destes projectos demonstra que investir na saúde não é apenas uma estratégia de crescimento, mas pode ser também uma oportunidade para contornar a incerteza e a crise que afectam alguns dos sectores industriais.

Num mercado dominado por grandes grupos internacionais, estas oportunidades, porém, para serem passíveis de aproveitamento, necessitam do reforço dos apoios governamentais à inovação, modernização, internacionalização e desburocratização dos processos de certificação, como pode depreender-se dos testemunhos recolhidos pelo JORNAL DE LEIRIA junto de alguns dos empresários do sector.

Veja-se, por exemplo, a iniciativa apoiada pelo governo alemão, através da criação de redes colaborativas entre empresas para o desenvolvimento de dispositivos médicos, com base na economia circular.

Outra das estratégias pode passar pelo fortalecimento das parcerias entre instituições académicas, tecnológicas e empresariais. Projectos como o MedicalEA, desenvolvido pela Erofio em conjunto com a Unidade Local de Saúde da Região de Leiria e o Instituto Politécnico de Leiria, são exemplos claros de como a colaboração pode gerar produtos inovadores com alto valor acrescentado.

Destinado aos profissionais de saúde, este equipamento permite a condução do sangue da tubagem para o saco de colheita/ conservação, de forma automática e sem esforço, para que possa ser devidamente homogeneizado.

Já patenteado em Portugal e na Europa, com extensão a alguns países com potencial de mercado, o produto, o primeiro da empresa na área da saúde, está pronto para desbravar terreno no mercado externo. Que estes exemplos se tornem virais.