Opinião

Instituto Politécnico de Leiria

24 jan 2025 11:28

Não me parece ser a utilização das redes sociais a melhor forma de abrir a discussão sobre um tema de elevada relevância e complexidade

Acompanho com proximidade, há pelo menos 25 anos, a actividade e evolução do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), sendo hoje, resultado do trabalho dos vários presidentes e das suas equipas, uma das mais prestigiadas instituições do distrito de Leiria. Aliás, é uma daquelas causas que tem conseguido agregar todas as forças político-partidárias na defesa da sua consolidação e no justo reconhecimento do trabalho de qualidade que desenvolvem.

Um bom exemplo é a reivindicação da evolução do IPL para Universidade Politécnica ou mesmo Universidade, que junta toda a região na sua defesa e sustentação, esperando que um dia este objectivo possa ser alcançado. Tem o IPL desenvolvido uma estratégia interessante, conseguindo disseminar e instalar a sua actividade em vários concelhos do distrito de Leiria, com presença na Marinha Grande, Peniche, Caldas da Rainha e em Pombal (núcleo de formação), para além, naturalmente, do concelho de Leiria.

Também eu, enquanto exerci funções de autarca, tudo fiz para que pudesse ser possível ter uma presença do Politécnico de Leiria no meu concelho, o que infelizmente nunca foi possível de concretizar. É, pois, legítimo que todos os autarcas que entendam ser esta uma área estratégica para o desenvolvimento do seu território possam manifestar essa vontade e desafiar os respectivos interlocutores para que se possa concretizar essa ambição.

Claro, desde que essa vontade possa também estar no horizonte e na estratégia de quem tem a responsabilidade de gerir os destinos do IPL, não esquecendo que um processo desta natureza se desenvolve nos órgãos próprios e de acordo com as suas normas de funcionamento. Que têm a sua autonomia e a responsabilidade de analisar este tipo de questões. Decidindo, com toda a certeza, por aquilo que entendem ser o melhor para a sua entidade, sem qualquer tipo de condicionalismo e/ou influência.

Como sempre, com toda a certeza que o farão também agora na decisão que terão que tomar sobre a localização da Escola Superior de Desporto, Natureza e Bem-Estar. Por tudo isto, não me parece ser a utilização das redes sociais a melhor forma de abrir a discussão sobre um tema de elevada relevância, e complexidade, ainda para mais com toda a possibilidade de o fazer no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, onde têm assento todos os autarcas e onde o IPL é um dos parceiros estratégicos.

Não favorece nada a região, nem as entidades, fazer essa discussão nos sítios errados, o que muito me surpreende, pois não me recordo de uma situação destas e não é desta forma, na minha opinião, que se consegue assumir uma liderança regional, que tanta falta nos faz.