Opinião
Missão sustentável
Apesar de fortemente associado ao meio ambiente, o conceito de desenvolvimento sustentável compreende três dimensões - económica, social e ambiental.
A sustentabilidade foi introduzida na perceção pública como uma contramedida para práticas comerciais destrutivas e irresponsáveis.
Hoje é claro que uma mentalidade sustentável não é apenas uma maneira inteligente de capitalizar as preocupações ambientais - ela faz sentido do ponto de vista dos negócios.
As vantagens de gerir um negócio sustentável incluem: forte confiança e lealdade do cliente, conformidade com os regulamentos, imagem de marca favorável atraente para investidores, controlo confiável da cadeia de abastecimento, produtividade aumentada, melhor perceção estratégica de longo prazo.
No sentido de incorporar a sustentabilidade no negócio, as empresas devem criar uma declaração de missão com foco na sustentabilidade, mas que vá além do mero artifício vazio de comunicação, que tão comummente encontramos nos sites institucionais das empresas (o habitual “com respeito pelo ambiente” algures no texto da missão/visão).
Esta missão dever ser clara e específica, no contexto dos objetivos sustentáveis (não devendo integrar frases vagas como a que citámos).
Por exemplo, a seguinte missão de uma empresa da áre a alimentar: “Capacitar as pessoas a criar uma maneira melhor de comer, criando acesso do campo a casa, a alimentos frescos, beneficiando os agricultores locais e evitando os supermercados”, é clara e objetiva .
As declarações de missão convidam a afirmações vagas sobre "criar um mundo melhor" e "não causar danos " que, embora emocionalmente atraentes, não são particularmente confiáveis.
A melhor maneira de lidar com isso será concentrar-se no que a sua empresa pretende fazer e com o isso se relaciona com a sustentabilidade.
Aqui está um ótimo exemplo da Tesla: “A missão da Tesla é acelerar a transição do mundo para a energia sustentável.”
Esta única linha contém tudo o que precisamos saber sobre o que a empresa faz, sem reivindicações extraordinárias ou promessas vagas envolvidas.
Ela deve igualmente reconhecer os diversos stakeholders (e não apenas os clientes).
Isto é especialmente verdadeiro para empresas de petróleo e gás, cuja longa história de maximização de lucros às custas das comunidades locais levou a uma potencial crise de talentos.
Finalmente, deve ir além do ambiente.
Apesar de fortemente associado ao meio ambiente, o conceito de desenvolvimento sustentável compreende três dimensões - económica, social e ambiental.
Mencionar como a empresa se preocupa com o planeta é certamente um passo na direção certa - mas só representa um terço do caminho.
No fundo, é essencial ir além das declarações bonitas, mas vazias, e começar a alicerçar o negócio com base na sustentabilidade.
Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990