Opinião

Muitas Matas da Curvachia

14 nov 2021 15:45

Existem no concelho de Leiria apenas 190 hectares de mata de carvalhos autóctones

O território do concelho de Leiria tem uma área de 56.500 hectares e antes da intervenção humana, ou seja quando ainda se encontrava em estado selvagem, tinha cerca de 40.000 hectares (80% da área do concelho) de mata de carvalhos autóctones.

A mata de carvalhos autóctones natural de Leiria é formada por espécies como o Carvalho-cerquinho, o Carvalho-roble, o Sobreiro, o Zambujeiro, o Medronheiro, o Espinheiro, o Folhado, a Madresilva, a Hera, a Vinca e muitas outras.

Esta mata, muito complexa e diversa, desempenha várias funções vitais para o equilíbrio do território: retém e infiltra a água da chuva; dá a fertilidade ao solo com a grande quantidade de folhas que caem no Outono; ameniza a temperatura e a humidade do ar com a sombra e a transpiração da sua vegetação; abriga uma grande intensidade de vida e de biodiversidade; quando atingida pelo fogo não põe em perigo pessoas e bens e regenera-se rapidamente.

A instalação de matas de carvalhos autóctones no território é a maneira mais eficaz e económica de melhorar o ambiente e reduzir o risco de incêndio.

Estas matas podem ser criadas apenas pela condução do processo de regeneração natural e não necessitam de manutenção a partir do momento em que atingem a estabilidade, por volta dos quinze anos de idade.

O interesse público que recentemente tem sido manifestado a favor da conservação da Mata da Curvachia é justificado, não só porque se trata praticamente do único exemplo de uma mata de carvalhos autóctones que existe em Leiria, mas também pelos valiosos serviços que este tipo de mata presta à sociedade,

Actualmente existem no concelho de Leiria apenas 190 hectares (0,4% da área do concelho) de mata de carvalhos autóctones. Leiria terá muito a ganhar se, aproveitando os novos apoios europeus dedicados a este tipo de mata, conseguir instalar muitas Matas da Curvachia ao longo do concelho.