Viver

2 dias, 20 curtas e a festa do cinema no Leiria Film Fest

18 mar 2016 00:00

Sessões competitivas esta sexta-feira, 21, no Teatro Miguel Franco.

2-dias-20-curtas-e-a-festa-do-cinema-no-leiria-film-fest-3401

As sessões competitivas decorrem hoje, sexta-feira, a partir das 21 horas. Na categoria de ficção, há propostas oriundas da Irlanda, Singapura, Espanha, Estados Unidos da América e, claro, Portugal. Os documentários chegam do Chile, Roménia-EUA, Portugal e Eslovénia. E os filmes de animação da Polónia, Irão, Eslováquia, Rússia-Bielorrúsia e Portugal. Ao todo, são 20 curtas-metragens a concurso, seleccionadas entre 344 obras que se inscreveram na terceira edição do Leiria Film Fest.

O festival internacional organizado por Bruno Carnide e Cátia Biscaia acontece a 18 e 19 de Março, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, e vai atribuir oito galardões, incluindo melhor filme leiriense e prémio do público.

Sábado, o programa arranca às 10:30 horas para um workshop de lomografia. Durante a tarde, regressam as projecções: curtas da Amnistia Internacional (14 horas, com debate sobre a crise dos refugiados), CinANTROP – Festival Internacional de Cinema Etnográfico (15 horas) e ShortCutz Viseu (16 horas). Às 17h30, o júri conversa sobre cinema e sobre a selecção com a plateia. E, finalmente, pelas 19 horas, realiza-se a gala de entrega de prémios que culmina com uma curta-metragem muda musicada pela banda coimbrense A Jigsaw. É tudo? Não é. Pela noite dentro, há DJ set no Praça Caffé e concerto dos A Jigsaw no Beat Club.