Viver

25 de Abril: Sérgio Godinho, Paulo de Carvalho, Ana Bacalhau e Gisela João

24 abr 2025 12:50

Os concelhos do distrito de Leiria festejam a liberdade com concertos, gastronomia, exposições, teatro e poesia. Confira o programa para os próximos dias

25-de-abril-sergio-godinho-paulo-de-carvalho-ana-bacalhau-e-gisela-joao
Esta sexta-feira, em Leiria
DR

Mil elementos de ranchos folclóricos (na estreia do evento Folk In 1000) e mais de 600 músicos filarmónicos (na primeira edição do Filarfest) vão participar na Festa do Povo, que durante quatro dias (24 a 27 de Abril) celebra em Leiria os 51 anos da revolução de 74, com concertos, gastronomia, artesanato e um mercado tradicional, na zona entre o Largo do Papa, a Fonte Luminosa, o Jardim Luís de Camões e o Largo 5 de Outubro.

Esta quinta-feira, 24 de Abril, actua a banda Luzia e a fadista Gisela João. Amanhã, sexta-feira, 25 de Abril, as Ninfas do Lis cantam Zeca Afonso, o Ensemble de Metais de Leiria protagoniza o espectáculo Acerca da Liberdade e o palco abre-se para concertos de Carlos Alberto Moniz e de Sérgio Godinho & Os Assessores.

Ainda em Leiria, mas no sábado, 26 de Abril, toca a Orquestra de Harmónicas de Ponte de Sor e realiza-se o primeiro Filarfest – Festival Filarmónico que reúne as 11 filarmónicas do concelho de Leiria e mais de 600 músicos. Finalmente, no domingo, 27 de Abril, mil elementos de ranchos folclóricos dão corpo ao primeiro Folk In 1000 com desfile e a maior dança tradicional da Alta Estremadura já executada na cidade.

As artes celebram a liberdade e os 51 anos de Abril também noutros concelhos do distrito de Leiria.

A exposição A Passagem de um Testemunho é hoje inaugurada, no Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro, na Marinha Grande, onde, na Praça Stephens, actuam Sons de Cá e Tocándar. No sábado, no Parque da Cerca, realiza-se a 19ª Criativ(a)rte, feira de artes e lazer.

No Jardim do Cardal, em Pombal, o trio Seiva dá um concerto com a Filarmónica da Guia esta quinta-feira; amanhã, 25 de Abril, o espectáculo A Mulher é uma Arma conta com Lena d'Água, Rita Redshoes e Viviane, entre outras cantoras; e, no sábado, actuam os Cara de Espelho.

Sábado, Paulo de Carvalho canta com a Sociedade Filarmónica Ouriense, no Teatro Municipal de Ourém.

Ainda em Ourém, hoje, no edifício dos paços do concelho, o espectáculo multidisciplinar 25.4 FM, criado e interpretado pela Sociedade Filarmónica Ouriense, junta em palco Bia Maria, xtinto, ASAS, Pedro Marão, formandos dos grupos de teatro do TMO e os locutores Paula Melo, Jorge Martins e Luís Costa.

Na sede da associação Albardeira, na Praça da República, Ourém, os dias 25 e 26 de Abril trazem a criação de um mural colectivo, uma exposição de vídeo, um lanche partilhado, música e a escuta de um podcast Fumaça sobre a Palestina.

Em Caldas da Rainha, no CCC, a cantora Ana Bacalhau encabeça esta quinta-feira o concerto A Liberdade Está a Passar por Aqui. Já no sábado, oportunidade para ver A Conspiração, o Golpe das Caldas: Ensaio para a Liberdade, da série documental realizada por António-Pedro Vasconcelos.

Em Porto de Mós, esta quinta-feira, toca o grupo Fora da Caixa e, no CIBA, é apresentada a peça Povo Inquieto, sábado.

O coro Ninfas do Lis canta temas de Zeca Afonso em Figueiró dos Vinhos, no sábado, na Casa da Cultura.

Sexta-feira, na Nazaré vai a palco o colectivo Candeia e em Peniche o Quarteto de Coimbra apresenta Sons da Liberdade.

A Casa Municipal da Cultura de Pedrógão Grande recebe o Coimbra Gospel Choir, dia 26.

Em Castanheira de Pera, é inaugurada a exposição 25 de Abril – 32 Perguntas, há música e também poesia, tudo isto na sexta-feira.

Na Batalha a cerimónia solene de comemoração do 51.º aniversário do 25 de Abril, esta sexta-feira, no Auditório Municipal, prevê um momento musical com canções de Zeca Afonso interpretadas pelo grupo Unir.o.Mare.