Viver

A Barraca, marionetas e o novo filme de António Cova no festival Acaso

18 out 2023 15:35

O festival Acaso vai nos próximos dias à Marinha Grande e à Batalha e também acontece em Leiria. De quinta-feira a domingo, com A Barraca, Teatro Extremo, Fulo HD e Partículas Elementares

a-barraca-marionetas-e-o-novo-filme-de-antonio-cova-no-festival-acaso
Rita Lello na nova peça De Mary Para Mary
Vasco Lello

Mãe e filha juntas na nova produção da companhia A Barraca, que é apresentada esta quinta-feira, 19 de Outubro, em Leiria. Maria do Céu Guerra dirige Rita Lello na peça De Mary Para Mary, em palco no Teatro Miguel Franco, depois das 21:30 horas, no contexto do festival Acaso, que O Nariz organiza.

O espectáculo que se inspira num texto de Paloma Pedrero teve estreia absoluta a 12 de Outubro e Leiria é uma das primeiras cidades a receber De Mary Para Mary, que tem como protagonista a escritora, filósofa e pioneira do pensamento feminista Mary Wollstonecraft (1759-1797).

“Encontra-se gravemente doente, na sequência do parto sofre de uma febre puerperal aguda. No delírio da febre Wollstonecraft acredita estar a dar uma conferência. O seu único público é na verdade a filha recém-nascida que que virá a ser a aclamada escritora Mary Shelley, autora de um dos clássicos da literatura mundial: Frankenstein”, pode ler-se na sinopse.

Pioneira do pensamento feminista, a mulher que se atreveu a reclamar a igualdade entre mulheres e homens num tempo em que a própria ideia de igualdade era inadmissível”, descreve o texto da companhia A Barraca, que anuncia: “Comovente, dramático, poético, político, pedagógico, neste espectáculo Wollstonecraft diz à sua filha e a quantas mulheres e homens a escutarem: “não permitas nunca que te façam comer o pão amargo da dependência. Luta, luta para seres tu própria. E não temas nunca o que os outros possam pensar””.

O Mister da Estrada de Sintra

No sábado, 21 de Outubro, também no Teatro Miguel Franco, pelas 21:30 horas, estreia o novo filme da Fulo HD, realizado por António Cova, a longa-metragem O Mister da Estrada de Sintra, com direcção de fotografia de Lisa Teles e um elenco preenchido por Jorge Duarte, Luísa Santos, João P. Rodrigues, João Branco, Pedro Marques, Francisca Passos Vella, Carlos Amado, Pedro Oliveira, Francisco Frazão, Luís Ferreira, Luís Freire, Lisa Teles, Diogo Santos, Paulo Gomes, Filipa Cova, Nuno Gaivoto, Carmo O ́ Neill, Sérgio Cardoso, Ricardo Carniça, Gonçalo Clemente, Ana Amado, Cláudia Jerónimo, Liliana Pereira, Evitta Nevez, Tânia Chavinha, Orlando Esperto e Rui P. Bernardino.

Numa corrida contra o tempo, Coxela Manivela, dono do Hotel Green Hill requisita os serviços do Almirante Max que tem como missão encobrir o aparecimento de um cadáver num dos quartos do seu Hotel”, é referido na nota de divulgação.

O Mister da Estrada de Sintra sucede ao lançamento de outros dois filmes de António Cova e da Fulo HD inspirados na obra de Eça de Queiroz e anteriormente estreados no Acaso: O Crime do Padre Mamado e Os Mamaias – Perdi-te em Moka Ville.

Duas vezes marionetas

Neste fim-de-semana, o Acaso vai fora de Leiria com apresentações de teatro de marionetas pela companhia Partículas Elementares: O Ninho (Teatro Stephens, Marinha Grande, sábado às 11 horas) e João e o Pé de Feijão (Auditório Municipal da Batalha, sábado, pelas 16 horas).

Tarde para a infância e juventude

No próximo domingo, em Leiria, o Teatro Extremo leva a palco no Teatro Miguel Franco a peça A.norm@l. Com início às 17 horas, é dirigida ao público infanto-juvenil.

Será que existe luz debaixo da terra?”, questiona-se na sinopse. “Ela sente que não se encaixa. Parece que nunca faz nada certo, até que um dia, ela ouve a montanha a chorar. A.norm@L é a história de uma viagem ao fundo da terra. Como poderei partir nesta viagem se tenho medo do escuro? Será que existe luz debaixo da terra? Nesse mergulho ao desconhecido, iremos encontrar seres que precisam de silêncio e de escuro para crescer. Iremos até ao fundo da terra para descobrir o que dizem as raízes, umas às outras!”

Texto de Amarílis Anchieta a partir de improvisações, dramaturgia de Amarílis Anchieta e Juliana Pinho e encenação de Juliana Pinho.