Desporto

A gaffe de Xavi com o Rei e os Recortes de Memória na imprensa regional

23 nov 2021 12:24

“Xadrez é vida!" | A frase de Carlos Dias resume a filosofia do mais cerebral dos desportos. Árbitro de xadrez acaba de lançar um livro com recortes da imprensa regional

a-gaffe-de-xavi-com-o-rei-e-os-recortes-de-memoria-na-imprensa-regional
Carlos Dias mediou partidas com os campeões Kárpov e Kasparov, entre outros
Ricardo Graça
Jacinto Silva Duro

Carlos Oliveira Dias segura nas mãos um livro, cujas folhas vai desembraçando, uma a uma, demorando-se, ocasionalmente, numa ou noutra página, para falar das caras que a habitam.

“Temos aqui o Filipe Carvalheiro, médico dos Marrazes, José Ribeiro, que foi campeão nacional e é da Marinha Grande...”

Árbitro internacional de xadrez, Escalão A, visitou, nessas funções, mais de 40 países e mediou partidas onde tomaram parte 27 campeões do Mundo, entre eles os famosos sovié- ticos Anatóly Kárpov e Garry Kasparov, ou o indiano Viswanathan Anand.

“Xadrez é vida”, afirma, recordando que, tal como na vida, este é um jogo realizado em três momentos; abertura, meio do jogo e final. “Se não tivermos uma boa abertura, não teremos um bom meio do jogo e o final será duvidoso.”

Recentemente, coligiu um livro que é uma memória de uma longa carreira e intitulou-o Recortes de Memória. “Neste volume, juntei os artigos que escrevi para o JORNAL DE LEIRIA e para o Jornal de Marinha Grande, entre 1994 e 1997.”

Nas suas páginas, Carlos Oliveira Dias conta o desenrolar de várias partidas nos vários escalões e cidades do distrito de Leiria e algumas incursões ao estrangeiro.

Já não é a primeira vez que escreve sobre o assunto - com Eduardo Viana deu forma a O livro do árbitro de xadrez -, mas, desta vez, há posições, há movimentos, estratégias e jogadas, sempre com uma pitada de imprensa regional.

E há a reprodução dos problemas que Carlos Dias colocava aos leitores do JORNAL DE LEIRIA, publicados ao lado da sua crónica semanal. “É um livro para guardar a memória do xadrez do distrito, do País e do Mundo, durante esta década.”

“‘Mata em dois; mata em três; as pretas ganham ou as brancas vencem’. Era assim que lançava o seu desafio semanal aos leitores do jornal."

O volume foi lançado no dia 4 de Outubro, em Pombal, durante o Open Internacional de Xadrez de Pombal, que o próprio autor arbitrou e onde foi homenagea

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ