Desporto
A gaffe de Xavi com o Rei e os Recortes de Memória na imprensa regional
“Xadrez é vida!" | A frase de Carlos Dias resume a filosofia do mais cerebral dos desportos. Árbitro de xadrez acaba de lançar um livro com recortes da imprensa regional
Carlos Oliveira Dias segura nas mãos um livro, cujas folhas vai desembraçando, uma a uma, demorando-se, ocasionalmente, numa ou noutra página, para falar das caras que a habitam.
“Temos aqui o Filipe Carvalheiro, médico dos Marrazes, José Ribeiro, que foi campeão nacional e é da Marinha Grande...”
Árbitro internacional de xadrez, Escalão A, visitou, nessas funções, mais de 40 países e mediou partidas onde tomaram parte 27 campeões do Mundo, entre eles os famosos sovié- ticos Anatóly Kárpov e Garry Kasparov, ou o indiano Viswanathan Anand.
“Xadrez é vida”, afirma, recordando que, tal como na vida, este é um jogo realizado em três momentos; abertura, meio do jogo e final. “Se não tivermos uma boa abertura, não teremos um bom meio do jogo e o final será duvidoso.”
Recentemente, coligiu um livro que é uma memória de uma longa carreira e intitulou-o Recortes de Memória. “Neste volume, juntei os artigos que escrevi para o JORNAL DE LEIRIA e para o Jornal de Marinha Grande, entre 1994 e 1997.”
Nas suas páginas, Carlos Oliveira Dias conta o desenrolar de várias partidas nos vários escalões e cidades do distrito de Leiria e algumas incursões ao estrangeiro.
Já não é a primeira vez que escreve sobre o assunto - com Eduardo Viana deu forma a O livro do árbitro de xadrez -, mas, desta vez, há posições, há movimentos, estratégias e jogadas, sempre com uma pitada de imprensa regional.
E há a reprodução dos problemas que Carlos Dias colocava aos leitores do JORNAL DE LEIRIA, publicados ao lado da sua crónica semanal. “É um livro para guardar a memória do xadrez do distrito, do País e do Mundo, durante esta década.”
“‘Mata em dois; mata em três; as pretas ganham ou as brancas vencem’. Era assim que lançava o seu desafio semanal aos leitores do jornal."
O volume foi lançado no dia 4 de Outubro, em Pombal, durante o Open Internacional de Xadrez de Pombal, que o próprio autor arbitrou e onde foi homenagea
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.