Sociedade

A maior lição do mundo: EB1 de Arrabalde construiu uma identidade de escola para a UNICEF

5 jul 2020 17:32

O projecto da escola que integra o Agrupamento D. Dinis foi um dos dez seleccionados a nível nacional e envolveu 75 alunos do 1.º ciclo

a-maior-licao-do-mundo-eb1-de-arrabalde-construiu-uma-identidade-de-escola-para-a-unicef
Na escola de Arrabalde estudam alunos de várias nacionalidades
Ricardo Graça/Arquivo

O projecto Construindo uma identidade de escola, da Escola Básica do 1.º ciclo (EB1) de Arrabalde, de Leiria, foi um dos dez seleccionados pela UNICEF Portugal e pela Direcção-Geral da Educação, na categoria de 1.º e 2.º ciclos, na 5.ª edição de A maior lição do mundo.

Esta é uma iniciativa que desafia alunos a desenvolverem trabalhos sobre os objectivos de desenvolvimento sustentável (ODS).

A escola, que integra o Agrupamento D. Dinis, envolveu 75 alunos dos 1.º ao 4.º anos de escolaridade, com o objectivo de construirem uma imagem de escola, com a qual se identificassem e que os representasse.

“Partindo sempre da perspectiva de que nos devemos saber colocar no lugar do outro e que nos devemos preocupar com ele, trabalharam-se valores como a solidariedade, cidadania e participação, liberdade, responsabilidade e integridade, valores esses necessários para a construção de um cidadão activo e consciente do séc. XXI”, refere a nota da UNICEF sobre o projecto.

Na base do projecto desenvolvido está a população discente da EB1 de Arrabalde, que é "composta maioritariamente por alunos oriundos do estrangeiro ou descendentes de emigrantes (62%)" e “sem grandes laços efectivos à localidade onde residem e, consequentemente, com a escola que frequentam”.

Coordenado por Raquel Oliveira, o projecto teve como objectivos “sensibilizar a comunidade educativa para a importância dos ODS, promover a cidadania activa, sensibilizar para a importância dos direitos da criança e despertar uma maior consciencialização do papel de cada um na construção de um mundo mais seguro, mais saudável e mais sustentável”.

“Com a realização deste projecto os alunos adquiriram competências que podem potenciar a modificação dos seus comportamentos na escola e na comunidade, bem como a sustentabilidade do projecto”, refere a nota da UNICEF.

Desenvolvido em três fases, a última deu vida à mascote que integra os ideais que a Escola do Arrabalde deverá defender, nascendo assim O Penas.

Os estudantes sentiram necessidade de materializar a mascote, pelo que surgiu uma quarta fase. Para isso, procedeu-se à elaboração de um esboço em 3D, recorrendo à ferramenta digital Paint3D.

“Esse esboço encontra-se pronto para impressão, mas em virtude de as actividades lectivas terem sido interrompidas a 13 de Março não foi possível a sua concretização”, refere o projecto.

Assim, foi desenvolvida uma curta-metragem que apresenta a origem da mascote e os valores que defende.

Esta curta-metragem foi finalizada (montagem e arranjos finais) com o apoio da empresa GesEntrepreneur, responsável por dinamizar o Projecto de Empreendedorismo, promovido pela Câmara Municipal de Leiria.

A escola pretende finalizar a realização do projecto quando foram retomadas as actividades lectivas, para que depois possam apresentar publicamente a mascote em 3D e a curta-metragem.

Segundo uma nota da UNICEF Portugal, A maior lição do mundo visa “colocar as crianças e os jovens no centro do desenvolvimento global e promover o seu envolvimento enquanto cidadãos”.

A edição deste ano centrou-se na importância dos direitos da criança na concretização dos ODS.

“A UNICEF, consciente dos desafios actuais, incorporou a Agenda 2030, em particular das metas em prol das crianças, para a concretização dos Direitos da Criança em todo o Mundo.

“Como tal, o tema proposto este ano constitui um papel crucial para o desenvolvimento equitativo e justo, e assegura que todas as crianças têm direito a crescer e desenvolver-se de forma plena."