Sociedade
Abusos Sexuais: D. António Marto diz que a Igreja deve lutar pelo "reconhecimento da verdade"
Bispo de Leiria-Fátima tem sido uma das vozes da Igreja portuguesa que mais tem pedido para se seguirem as recomendações do papa
O cardeal D. António Marto defende que a Igreja deve agir sem “contemplações” nos casos de abusos sexuais de menores. Na véspera do 13 de Outubro, em Fátima, o bispo de Leiria-Fátima foi directo: “não há contemplações neste campo.”
O responsável entende que “todas as acções que tiverem de ser feitas para o reconhecimento da verdade deverão ser feitas”.
Desassombrado, D. António referiu que todas as denúncias devem ser “imediatamente comunicadas às autoridades judiciais”, por considerar que estas têm “meios, recursos, para investigar e chegar ao apuramento da verdade, muito melhor e mais rapidamente”.
O cardeal recordou os resultados da investigação que decorreu em França, afirmando que a mesma revelou dados que “cobrem de vergonha” a Igreja Católica.
“Eu faço os meus os sentimentos e minhas as palavras do próprio Papa Francisco: a dor, tristeza, a vergonha.”
Para D. António Marto, “a Igreja está disposta a olhar e a realizar com determinação todos os esforços necessários para pôr fim a estes dramas, a esta chaga que a atingiu profundamente”.
Pastoral Juvenil de Leiria-Fátima lança série de televisão para debater questões que inquietam os jovens
O Serviço Diocesano de Pastoral Juvenil (SDPJ) de Leiria-Fátima anunciou hoje a estreia, no dia 22, de primeira temporada da série “Desmistificando”, que visa dar resposta a questões colocadas pelos jovens, como a fé ou a sexualidade.
A série, produzida em parceria com a TV Canção Nova, tem uma primeira temporada de 14 episódios em formato vídeo, de 27 minutos cada, que serão lançados às sextas-feiras nas redes sociais do SDPJ Leiria-Fátima (Facebook, Instagram e Youtube) e aos sábados na estação televisiva.
“Este projecto tem como base muitas das dúvidas que os jovens de Leiria-Fátima dirigiram ao bispo diocesano”, D. António Marto, aquando da sua visita às vigararias da diocese, no biénio pastoral “Jovens, fé e vocação”, e reflecte sobre os “temas mais recorrentes – e também mais mediáticos – quando se dialoga com os jovens, entre eles a bioética, a sexualidade, o celibato, a morte, o bem e o mal”, explica o SDPJ.
Nestes primeiros 14 episódios vão ser abordados sete temas “em conversas informais entre um jovem e um especialista”, adianta o Serviço Diocesano.
“Sem procurar dar respostas fechadas sobre cada tema, este projecto do SDPJ e da TV Canção Nova procura dar as ferramentas necessárias para pensar os temas a partir de um horizonte cristão”, assegura aquele departamento de juventude da Diocese de Leiria-Fátima.
Entretanto, os jovens da Diocese continuam empenhados na recepção ao logótipo da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 (JMJ Lisboa 2023), que está a percorrer todas as vigararias, numa acção de mobilização para o grande encontro a realizar em Lisboa entre 1 e 6 de Agosto de 2023 e que contará com a presença do papa.
No domingo, os jovens da Batalha irão entregá-lo à comunidade das Pedreiras e do Juncal, no concelho de Porto de Mós, paróquia que o receberá no dia 23.