Sociedade

Adélio Amaro recandidata-se à Direcção do CEPAE - Centro de Património da Estremadura

25 jun 2020 20:22

Leia aqui as linhas gerais do Plano de Actividades da candidatura

adelio-amaro-recandidata-se-a-direccao-do-cepae-centro-de-patrimonio-da-estremadura
Adélio Amaro
DR

O Centro de Património da Estremadura (CEPAE) vai a eleições amanhã, dia 26 de Junho e o actual presidente Adélio Amaro recandidata-se para mais um mandado à frente da Direcção deste organismo.

Novos projectos editoriais, trabalho em parceria com o Politécnico de Leiria e com o Mosteiro da Batalha, o Prémio Villa Portela e o levantamento do Património Cultural em todas as freguesias do distrito de Leiria e concelho de Ourém, são apenas algumas linhas mestras que o actual presidente e candidato apresenta no seu plano e que dá a conhecer abaixo, numa carta aberta a todos os associados.

“Na época de grande instabilidade e incerteza que o mundo atravessa, estou ciente das dificuldades que irei encontrar e por isso, assim como os elementos que me acompanham na lista, sei que seremos capazes de continuar a procurar novos caminhos para a defesa do Património da nossa Região, contribuindo para a valorização da sua Identidade.
Com a colaboração de todos os associados, sem esquecer as sete Câmaras Municipais associadas, a lista que agora se apresenta a sufrágio tem uma visão de Património alargada, global e aberta ao futuro, bem como uma visão cultural do Património indissociável da sua componente turística, potenciadora do desenvolvimento da Região, mas também das indústrias criativas e da inovação através do design.
Com o plano de actividades que iremos apresentar, após a eleição, convictos que esta lista será eleita, queremos continuar a contribuir para a valorização do património material, do património imaterial, do património literário e artístico, promoção e salvaguarda do património rural, não esquecendo, também, a importância do património ambiental e dos contextos humanos e ambientais, pensando o património cultural de forma integrada.
Neste plano, torna-se claro o reforço das parcerias com outras associações/instituições de objetivos e características congéneres de forma a rentabilizar recursos e obter uma maior projeção das ações.
Está igualmente implícita a primazia da investigação, uma marca inequívoca do CEPAE e distintiva face a outras associações. Nesse sentido, pretendemos dar continuidade ao trabalho do CEPAE no papel importante que tem vindo a desenvolver ao nível da investigação, na medida em que o Património passou a ser mais conhecido através do trabalho empenhado de vários investigadores da Região, cabendo-nos um papel na difusão desses estudos através da edição de publicações. Este projecto editorial do CEPAE é fundamental, porque de algum modo valida e potencia o investimento dos atores públicos e privados (municípios, fundações e entidades particulares) em medidas de salvaguarda e difusão dos patrimónios da Região. Por outro lado, pretendemos que a defesa e valorização do Património seja uma causa cívica, sendo da maior importância envolver as populações e fazer crescer a participação dos cidadãos nos nossos projetos. Para melhor preservar é necessário conhecer.
Assim, a lista que irei apresentar, no próximo dia 26 de Junho, pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela anteriores direções, ao longo dos 27 anos de existência desta Associação. Pretendemos, além dos novos projectos, concluir, no presente ano, as iniciativas que transitam da direção anterior, sendo que determinadas acções terão de ser adaptados às circunstâncias que o país e o mundo atravessam com a Covid-19.
Desta forma, a lista que represento irá continuar os projectos editorais em curso e desenvolver novos, visto ser uma associação com vocação para impulsionar o conhecimento, a salvaguarda e a valorização do património, com uma área de intervenção territorial regional e com uma visão que se pretende agregadora das preocupações, das necessidades e das aspirações, principalmente, dos municípios associados inscritos na área territorial de sua abrangência.
Iremos desenvolver e promover um conjunto de colóquios tendo como base o tema do Património e iremos apostar na realização de cursos e oficinas de trabalho de temas patrimoniais, com técnicos superiores credenciados.
Para se desenvolver um bom projecto as parcerias são fundamentais, como tal, além dos parceiros já existentes, como é o exemplo do Mosteiro da Batalha e do Instituto Politécnico de Leiria, iremos assinar um conjunto de protocolos com diversas instituições da Região.
Daremos continuidade ao prémio “Villa Portela”, já na sua quinta edição, em parceria com a Câmara Municipal de Leiria, o Instituto Politécnico de Leiria e a Associação para o Desenvolvimento de Leiria e pretendemos ir mais longe nas parceiras. Para tal, colocaremos em prática o protocolo assinado com o Instituto Politécnico de Leiria, através da Escolas Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), para o CEPAE receber dois estagiários no âmbito do Património, Ambiente e Turismo Sustentável, com o respetivo plano curricular, perante a observação do IPLeiria e coordenação no terreno pelo CEPAE.
Pretendemos dar prosseguimento ao trabalho desenvolvido pela anterior Direcção e iremos reunir com os parceiros e associados do CEPAE, com destaque para as autarquias, assim como o Instituto Politécnico de Leiria e a Diocese de Leiria-Fátima, com a finalidade de se encontrarem ações conjuntas para a promoção, valorização e sensibilização do Património da Região, seja ele material ou imaterial. É fundamental e urge existir uma relação de maior proximidade entre o CEPAE e os sete municípios associados do mesmo na procura de alicerçar a identidade do Território que tanto se procura, numa fase em que a Região pretende ser Capital Europeia da Cultura.
Além das representações institucionais, pretendemos levar o CEPAE mais longe e para fora do âmbito dos sete concelhos associados. É nosso objetivo trocarmos experiências com associações e outras entidades que trabalham no âmbito do Património através de colóquios e congressos. Como tal, após a nossa eleição, o CEPAE, entre outros, irá marcar presença, como orador convidado, em dois congressos internacionais: “XXV Congreso Internacional de Antropología de Iberoamérica”, na Universidade de Salamanca e “Jornada sobre Instituciones de la memoria, turismo y web en Ibersid 2020”, em Sevilha.
Uma outra das grandes apostas, desta lista, é colocar em prática o envio de um inquérito para todas as Juntas de Freguesia do Distrito de Leiria e do concelho de Ourém, com vinte tópicos, com o objectivo de se fazer um levantamento do Património Cultural. Após a recolha das respostas ao referido inquérito, pelas Juntas de Freguesia, será possível obter e editar informação sobre o referido Património existente, dentro de várias vertentes. Os dados recolhidos serão editados e analisados, com a possibilidade de se constituir uma base de informação e publicar alguns estudos sobre a recolha, ficando, posteriormente, todos os dados disponíveis para as autarquias ou outras instituições, assim como para investigadores, que pretendem desenvolver outro tipo de estudo ou análise.
Iremos renovar a página da Internet do CEPAE e apostar numa forma mais eficaz de comunicar com os associados e a comunidade em geral, através de um boletim informativo semanal e numa maior aproximação de colaboração com a imprensa regional.
É fundamental o CEPAE continuar a crescer em número de associados, tanto institucionais como pessoas em nome individual. Assim, é nosso objetivo desenvolver inúmeros contactos para aproximar mais as pessoas e outras instituições das nossas atividades, associando-se.
Todavia, achamos ser primordial a constituição de um Conselho Consultivo, convidando personalidades e instituições da Região, que pelo valor profissional ou académico têm demonstrado as suas capacidades e sensibilidades perante as exigências da preservação, valorização e promoção do Património.

Estas são algumas das linhas orientadoras que a lista, que se apresentará a eleições no próximo dia 26 de Junho, pretende desenvolver durante o seu mandato 2020/2022.”
Adélio Amaro