Viver

Adélio Amaro reeleito para presidente da direcção do Centro de Património da Estremadura

4 mar 2024 14:00

Uma das metas do mandato é atrair a população mais jovem para as causas do CEPAE

adelio-amaro-reeleito-para-presidente-da-direccao-do-centro-de-patrimonio-da-estremadura
“Valorizar o conhecimento e a ter mais pessoas envolvidas em todos os nossos projetos”
DR

Adélio Amaro mantém-se, por unanimidade, no cargo de presidente da direcção do Centro de Património da Estremadura (CEPAE) para o biénio 2024-2026.

“Abrir as portas do CEPAE a toda a população de forma a valorizar o conhecimento e a ter mais pessoas envolvidas em todos os nossos projetos”, é um dos objetivos da nova direcção da associação sem fins lucrativos, que conta com André Camponês (vice-presidente), Cátia Cavaco (secretária), David Sousa (tesoureiro) e João Jesus (vogal).

De acordo com a eleição do passado dia 29 de Fevereiro, a assembleia geral é presidida pela Câmara Municipal da Batalha e pelas câmaras municipais da Marinha Grande e de Porto de Mós, que detêm os cargos de vice-presidente e secretária, respectivamente. O conselho fiscal conta com os municípios de Leiria, de Pombal e de Ourém como vogais.

Tendo sempre o Património como a temática principal, a nova equipa vai apresentar várias iniciativas como a “promoção do artesanato num conceito contemporâneo, mas com o uso das técnicas antigas” e também a edição de vários livros sobre este tema, de modo a valorizar a identidade da região.

Adélio Amaro, reeleito para mais dois anos de mandato, quer ainda “aproximar os mais novos para as causas patrimoniais”, através da arte ou de visitas às escolas, para que os jovens alunos se interessem mais pelo património da sua região e percebam que conhecê-lo pode ser “divertido e enriquecedor”.

“Para preservar é necessário conhecer”, afirmou, citado numa nota de divulgação em que a associação se manifesta aberta a ideias e sugestões quer dos associados, quer da população, desde que a “principal causa” seja sempre o Património.