Sociedade

Adjudicadas obras para reconversão da Villa Portela em centro de artes

25 jan 2022 15:50

Empreitada orçada em cerca 2,9 milhões de euros. Início dos trabalhos deverá acontecer até ao final deste trimestre.

adjudicadas-obras-para-reconversao-da-villa-portela-em-centro-de-artes
Imagem do projecto aprovado em Abril de 2020
DR

A adjudicação da empreitada para a requalificação da Villa Portela e a sua reconversão em centro de artes foi aprovada, esta terça-feira, pela Câmara de Leiria.

O início da obra fica agora a aguardar que o Tribunal de Contas valide o contrato, prevendo-se que os trabalhos possam começar até ao final deste trimestre.

Com um prazo de execução estimado em 540 dias e um investimento de 2.869.765,95 euros, os trabalhos visam adaptar e transformar os espaços exteriores e todo o edificado num equipamento público cultural, onde se inclui o jardim e zona verde, com cerca de 17 mil metros quadrados.

De acordo com o projecto aprovado, o edifício principal terá áreas expositivas, biblioteca/sala de leitura e uma cafetaria aberta para o jardim. Para os restantes edifícios, estão previstas zonas de produção, oficinas e salas polivalentes adaptáveis a novas necessidades e novos programas.

“Os jardins serão tratados e recuperados na sua totalidade, com a criação de espaço para eventos, um auditório ao ar livre, uma zona para crianças”, realça a câmara, numa nota de imprensa.

Adquirida pelo município em 2017, a Villa Portela encontra-se classificada como Monumento de Interesse Municipal. Em tempos, foi uma grande propriedade urbana com áreas de cultivo, incluindo casa de habitação, diversos cómodos de apoio e uma vasta área ajardinada.

O edifício habitacional, do tipo chalé suíço, mas fortemente inspirado na arquitectura dos chalés ingleses de estilo vitoriano, foi construído nos finais do século XIX, tendo sido um dos primeiros imóveis da cidade a possuir casa de banho no seu interior equipada com águas quentes e frias.

É constituída por três pisos que albergam mais de 20 divisões, sendo o último piso em águas furtadas, com coberturas diferenciadas que rematam em cornija e beiral saliente.

A extensa área envolvente à habitação apresenta um conjunto de diversas espécies vegetais, de inegável valor ecológico para a cidade.