Sociedade
AE de Marinha Grande Poente vai ter disciplinas de literacia e projecto pessoal
O objectivo do Projecto-Piloto de Inovação Pedagógica “passa pela possibilidade de aprofundamento de conhecimentos em diferentes áreas, proporcionando aos alunos uma formação mais abrangente e enriquecedora”
O Agrupamento de Escolas de Marinha Grande Poente é um dos sete estabelecimentos de ensino que vai integrar a partir do próximo ano lectivo a nova versão do Projecto-Piloto de Inovação Pedagógica (PPIP II), que visa alargar a possibilidade de escolha dos alunos e diversificar percursos formativos, com foco no ensino secundário.
Segundo uma nota do Ministério da Educação, da Ciência e da Inovação, literacia e dados e projecto pessoal integram o conjunto de disciplinas da componente comum dos cursos científico-humanísticos.
“O PPIP II parte do diagnóstico de que os cursos científico-humanísticos e os cursos profissionais, ofertas frequentadas pela esmagadora maioria dos alunos do ensino secundário, apresentam algumas limitações, tais como a rigidez curricular e a pouca articulação entre disciplinas”, refere o comunicado.
O objectivo do PPIP II, adianta a nota da tutela, “passa pela possibilidade de aprofundamento de conhecimentos em diferentes áreas, proporcionando aos alunos uma formação mais abrangente e enriquecedora”.
Assim, integram a componente comum Português, Língua Estrangeira I, II ou III, Filosofia, Educação Física, literacia e dados (incluindo literacia financeira, comercial, laboral e participação democrática, por exemplo) e projecto pessoal.
Na componente específica, os alunos podem optar pela frequência de qualquer uma das disciplinas que a escola oferecer, sendo que actualmente esta opção estava limitada a uma disciplina bienal e a uma disciplina anual.
É dada a possibilidade de efectivação das escolhas apenas no 11.º ano, permitindo uma maior reflexão e solidez nas decisões dos alunos.
As disciplinas podem ser concluídas em qualquer um dos anos do ensino secundário, salvaguardando-se a frequência de disciplinas que permitam a realização dos exames finais nacionais necessários para a conclusão deste nível de ensino.
Ensino profissional
Relativamente aos alunos dos cursos profissionais, o plano curricular estrutura-se em quatro componentes de formação: sociocultural, científica, tecnológica e em contexto de trabalho.
Os alunos podem optar pela frequência de disciplinas dos cursos científico-humanísticos, de entre as que a escola oferecer, sujeita às regras da matriz curricular que vier a ser definida pelo estabelecimento de ensino, sendo obrigatória a aprovação em todas estas disciplinas em qualquer um dos anos do ensino secundário.
A componente sociocultural integra uma disciplina também focada em diversas literacias (incluindo literacia financeira, comercial, laboral e participação democrática, por exemplo).