Sociedade

Afectos com Letras cria guia de turismo sobre Guiné-Bissau

10 out 2015 00:00

A organização não governamental Afectos com Letras, sediada em Pombal, vai lançar em Novembro um guia para potenciar o turismo sustentável, o ecoturismo e o turismo solidário na Guiné-Bissau.

afectos-com-letras-cria-guia-de-turismo-sobre-guine-bissau-2236

Joana Benzinho, presidente desta ONG, explica que se trata de um guia para um “público muito abrangente” e apresentará informações não só para quem visita pela primeira vez o país como para os seus habitantes que, devido a constrangimentos geográficos não o conhecem.

Além de potenciar o turismo, o guia possibilitará conhecer a cultura e tradições junto das mais variadas etnias que existem espalhadas pela Guiné-Bissau. “Iremos fornecer informação sobre as etnias que habitam nos diferentes locais geográficos, dar ideia dos seus hábitos animistas e dicas para as pessoas poderem entrar nestas aldeias, através de contactos que fornecemos.”

A história, geografia, fauna e flora também serão abordados no guia, que evidencia a diversidade de etnias do país, que tem uma população de 1,5 milhões de pessoas.

O guia será financiado pela Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau, com o apoio técnico da Secretaria de Estado do Turismo do país e iniciará com uma tiragem de dois mil exemplares, em Português. “O objectivo não é obter lucro, mas dar a conhecer o país. Por nós, a edição será gratuita. Além do formato em papel pretendemos disponibilizar gratuitamente o guia em PDF.”

Descascador de arroz em Novembro

Depois de uma máquina ter sido instalada em Barambe, em Janeiro deste ano, a Afecto com Letras vai conseguir replicar o projecto em Tabanca, na Guiné-Bissau, no início de Novembro, com o co-financiamento da Embaixada da Austrália em Portugal. “A máquina foi um sucesso e várias aldeias à volta deslocavam-se a Barambe para usufruir do descascador. Tivemos muitos pedidos para replicar o projecto, o que conseguimos.”

Esta ONG trabalha há seis anos na Guiné-Bissau, onde já realizou 15 missões solidárias. Entre outros projectos, desenvolve um programa de apadrinhamento de turmas, que apoia centenas de crianças, co-financiou a construção de duas creches e de uma escola e paga o salário a 12 professores.