Viver

Afonso Lopes Vieira. Nova edição e visita à futura casa-museu

6 dez 2024 14:45

O programa de sábado inclui a inauguração de uma estátua em homenagem a Afonso Lopes Vieira e António Rodrigues Cordeiro, nas Cortes

afonso-lopes-vieira-nova-edicao-e-visita-a-futura-casa-museu
Pormenor da imagem seleccionada para a capa do novo volume da Hora de Ler
DR

É, para todos os efeitos, o primeiro livro da autoria de Afonso Lopes Vieira editado em Leiria”, anuncia Carlos Fernandes, responsável pela editora Hora de Ler, que este sábado, 7 de Dezembro, apresenta a antologia Passeio nas Minhas Terras e Outros Textos.

Todos os textos agora reunidos num único volume pela Hora de Ler – no número três da colecção Biblioteca Clássicos de Leiria – são da autoria de Afonso Lopes Vieira e foram anteriormente publicados em outros livros ou folhetos, no período entre 1897 e 1945. Considerações e poemas que Afonso Lopes Vieira dedicou à região, desde Leiria a São Pedro de Moel, passando por Cortes, Abadia, Senhora do Monte, Amor, Monte Real, Marinha Grande, Nazaré, Alcobaça, Batalha e Fátima, entre outros locais.

Coisas pouca conhecidas”, diz Carlos Fernandes ao JORNAL DE LEIRIA. Por exemplo, o texto da oratória “Fátima”, da década de 1930, “pela primeira vez publica-se isolado”, garante o editor.

Outro destaque, segundo Carlos Fernandes, é o “Conto do Natal”, “um trabalho insólito” em que Afonso Lopes Vieira “é extremamente assertivo” sobre “as condições difíceis de vida” da população de Leiria, um território “rural”, à época.

O lançamento está marcado para as 15:30 horas na Casa-Museu Rodrigues Cordeiro | Afonso Lopes Vieira, nas Cortes, concelho de Leiria, imóvel entretanto adquirido por um investidor privado que é a antiga residência do poeta e do tio-avô, que também se destacou como poeta, além de jornalista e político.

Quanto à colecção Biblioteca Clássicos de Leiria, está já previsto o próximo lançamento, que deverá ser o romance Escândalo!, de António de Albuquerque.

O programa de sábado inclui a inauguração de uma estátua em homenagem a Afonso Lopes Vieira e António Rodrigues Cordeiro.