Viver

Ágora fecha com Alabaster DePlume e Ninfas do Lis a cantar Zeca Afonso

2 out 2024 12:00

Último fim-de-semana de 2024 no castelo de Leiria no contexto do ciclo Ágora também conta com Joana Gama, uma homenagem a José Mário Branco e uma instalação de Noiserv e Berto Pinheiro

agora-fecha-com-alabaster-deplume-e-ninfas-do-lis-a-cantar-zeca-afonso
O artista inglês actua no sábado, 5 de Outubro
Chris Almeida

O último episódio do ciclo Ágora no castelo de Leiria traz este fim-de-semana a oportunidade de ouvir Alabaster DePlume, logo no sábado, 5 de Outubro.

Poesia, contra a desumanidade quotidiana do capitalismo”, diz a organização, a cargo da Omnichord, sobre a música do artista inglês que tem mais de 320 mil ouvintes mensais no Spotify. “Melodias circulares sonoras e tons luminosos que transmitem calma e generosidade em ondas quentes”.

No mesmo dia, há concerto de Romeu Bairos – músico natural das Furnas, em São Miguel, que tem vindo a trabalhar numa reinterpretação dos cantares tradicionais açorianos – e de 6 Violas a homenagear o legado de José Mário Branco.

No domingo, o cartaz inclui o coro de Leiria Ninfas do Lis a cantar José Afonso (em antecipação do álbum que o colectivo dirigido por Mário Nascimento conta editar em 2024).

Ainda no domingo, a programação para os mais novos inclui os espectáculos Micro Micro Coisas e (de Joana Gama) Pássaros e Cogumelos.

Durante o fim-de-semana, inaugura nas cisternas do castelo a instalação multidisciplinar “Três luzes acenderam ao mesmo tempo em três janelas diferentes”, da dupla Noiserv e Berto Pinheiro, que pode ser vista até ao final do mês de Outubro.