Sociedade

Agricultores e ambientalistas reclamam despoluição do Alcoa

9 ago 2024 09:00

Pedida intervenção urgente na ETAR de Fervença, que está "subdimensionada"

agricultores-e-ambientalistas-reclamam-despoluicao-do-alcoa
Peixes mortos são indício de poluição, alertam ambientalistas
DR
Daniela Franco Sousa

O grupo de ambientalistas Guardiões do Mar Alcobaça e Nazaré denuncia a poluição do Alcoa e reclama investimento urgente na despoluição deste rio. A posição é partilhada pela Associação de Beneficiários da Cela, para quem é essencial garantir a qualidade da água para aumentar produtividade e evitar a contaminação de solos.

António de Lemos, membro do grupo Guardiões do Mar Alcobaça e Nazaré explica ao JL que, dia 2 de Agosto, foi aberta a comporta “onde se encontravam centenas de peixes mortos e quantidades apreciáveis de concentração da Azolla filiculoides (azola), planta infestante que cresce e cobre o rio”.

A comporta foi aberta depois do grupo ter realizado vários contactos junto da Câmara de Alcobaça, alertando para a poluição do rio. Abrir a comporta originou “um exponencial aumento da corrente, que levou para o mar os peixes mortos, a azola e muita da poluição que está a afectar o rio Alcoa”. Mas “não é solução”, entende António de Lemos, pois “a poluição continuará no rio”. Sempre que voltarem a suster água, em poucos dias, o rio volta a mostrar-se “carregado de azola e possivelmente de mais peixe m ...

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ