Sociedade
Águas do Centro Litoral assegura intervenção para despoluir Rio Lis antes do Verão
Trabalhos na ETAR da Vieira serão realizados antes do Verão

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, recebeu da Águas do Centro Litoral (AdCL) a garantia de que, antes do próximo Verão, será realizada uma intervenção na ETAR da Vieira, para contribuir para a despoluição do Rio Lis.
A confirmação, adianta a autarquia, foi dada na Assembleia Geral da AdCL, realizada ontem, 27 de Março, onde o presidente da Câmara reiterou a necessidade de medidas concretas por parte da AdCL, cumprindo as exigências impostas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), de modo a assegurar que, na próxima época balnear, “as águas do Rio Lis, quando chegarem à Praia da Vieira, estejam dentro dos parâmetros exigidos pela saúde pública”.
Em nota de imprensa, a autarquia faz saber que: "esta será a primeira fase, sendo que a AdCL está a desenvolver estudos para complementar esta ação, de modo a que apresente uma solução definitiva".
Segundo o presidente da Câmara da Marinha Grande, após as garantias dadas pela AdCL, “estão reunidas as condições para que se encontre uma solução eficaz para melhorar significativamente a qualidade da água do Rio Lis, tornando a sua despoluição uma realidade concreta e duradoura para a região”.
Aurélio Ferreira destacou a importância de resolver definitivamente este problema, tanto para proteger os moradores da região, como para garantir a qualidade do turismo e das actividades económicas locais. “Vou continuar a defender os nossos concidadãos na obtenção de melhor qualidade de vida para todos os marinhenses”, afirmou.
O autarca reforçou o compromisso do Município da Marinha Grande na luta pela despoluição do Rio Lis e destacou o trabalho conjunto com a APA, a AdCL e a Saúde Pública Regional, na identificação e monitorização das causas da poluição.
Entre os factores que condicionam a qualidade da água do rio, mencionou as descargas de efluentes suinícolas, bem como o funcionamento das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Coimbrão e da Vieira.
Para garantir o controle da situação, a Camara Municipal da Marinha Grande realiza análises biológicas regulares ao longo do percurso do rio, desde a entrada no concelho até à foz, incluindo verificações antes e depois de cada ETAR.
Com base nos dados recolhidos, a AdCL já interveio na ETAR do Coimbrão, enquanto a Valorlis investiu num processo de osmose inversa para o tratamento dos lixiviados que encaminha para esta unidade. Paralelamente, identificou-se que a ETAR da Vieira, desde a sua construção em 1998, não está preparada para fazer desinfecção.
Como resposta, a APA alterou, em Dezembro passado, a sua licença de concessão, impondo que a AdCL adotasse medidas operacionais na ETAR da Vieira, para garantir o cumprimento dos padrões de saúde pública, nas efluentes que lança no Rio Lis, nota ainda a autarquia.