Sociedade

Aldeia de Casal de São Simão premiada em Espanha

12 fev 2018 00:00

Distinção reconhece a forma como a aldeia, localizada no concelho de Figueiró dos Vinhos, reagiu aos incêndios de Junho.

aldeia-de-casal-de-sao-simao-premiada-em-espanha-8122

A povoação de Casal de São Simão, em Figueiró dos Vinhos, acaba de ser distinguida em Espanha com o prémio de aldeia “mais activa” da Península Ibérica. Em causa está, segundo o semanário Expresso, a forma como reagiu aos grandes incêndios de Junho, que afectaram a zona de Pedrógão Grande.

Após os fogos, a comunidade local seguiu o exemplo da aldeia vizinha de Ferraria de São João, no concelho de Penela, e criou uma zona de protecção à povoação, através da plantação de carvalhos, nogueiras, castenheiros e outros folhosas, além de manterem as terras livres para uso comunitários.

Esse trabalho foi agora reconhecido em Espanha com o prémio Oxigénio, da Associação para a Defesa Ecológica da Galiza (ADEGA), que todos os anos elege as melhores práticas ambientais.

Segundo o Expresso, a associação promotora do prémio destacou o Casal de São Simão como uma das comunidades mais activas da Península Ibérica, “por fazer do trabalho colectivo um objectivo para a comunidade”, enfatizando também o seu papel como elemento agregador entre a aldeia e o meio ambiente.

De acordo com a rede das Aldeias do Xisto, “na base da atribuição deste prémio está na forma como a comunidade reagiu aos graves incêndios que assolaram a aldeia em Junho de 2017, repovoando a envolvente da aldeia com espécies autóctones que demonstraram serem eficazes na defesa contra o fogo e favoráveis à economia e ao bem comum”.

Além de Casal de São Simão, os prémios internacionais estendem-se a outras unidades turísticas no vasto território das Aldeias do Xisto recentemente atingido pelos incêndios.

Nas margens do rio Alva, em Oliveira do Hospital, o Aqua Village Health Resort & Spa foi premiado no âmbito dos World Luxury Hotel Awards como o “Melhor Hotel de cinco estrelas da Europa para Famílias em 2018”, numa distinção que teve em conta o seu carácter original desde a arquitectura aos serviços prestados.

“A atribuição destes prémios é o reconhecimento da vitalidade das nossas comunidades e da qualidade da nossa oferta turística”, faz notar Rui Simão, coordenador da ADXTUR, a Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, enfatizando tratar-se de distinções que “enchem de orgulho e que premeiam a qualidade dos serviços, a comodidade e o carácter diferenciador de uma rede única como as Aldeias do Xisto”.