Viver

Alepo e Outros Silêncios traz a Leiria vencedores do Prémio Jovens Músicos

18 dez 2022 10:00

Concerto com música de Luís Tinoco e entrada livre para assinalar o Dia Internacional dos Migrantes

alepo-e-outros-silencios-traz-a-leiria-vencedores-do-premio-jovens-musicos
Capa do álbum editado em 2022
DR

Já em 2022, o pianista e compositor Luís Tinoco lançou Alepo e Outros Silêncios, um CD duplo dedicado a obras de câmara escritas entre 1998 e 2021, que será parcialmente apresentado num concerto em Leiria, domingo, 18 de Dezembro.

A iniciativa, com início às 21:30 horas, no Teatro Miguel Franco, e entrada livre, é da Leiria Cidade Criativa da Música Unesco e assinala o Dia Internacional dos Migrantes.

A peça “Alepo” inspira-se na cidade com o mesmo nome, na Síria, durante anos palco de batalhas sangrentas.

Todos os intérpretes que vão estar em palco são vencedores do Prémio Jovens Músicos da Antena 2, de várias gerações: Ana Pereira (violino), Carlos Alves (clarinete), Carlos Caires (electrónica), Filipe Quaresma (violoncelo), João Casimiro (piano), José Pereira (violino), Miquel Bernat (percussão), Nuno Inácio (flauta), Nuno Pinto (clarinete), Nuno Silva (clarinete) e Pedro Meireles (viola d’arco), sob a direcção de Pedro Neves.

Na gravação do álbum, que será reeditado, ainda este mês, no formato vinil, Luís Tinoco reuniu cerca de duas dezenas de laureados do Prémio Jovens Músicos, em diferentes formações, de solo a quintetos.

Natural de Lisboa (1969), Luís Tinoco é filho do músico e artista plástico José Luís Tinoco, que nasceu em Leiria, e neto de Agostinho Gomes Tinoco (professor do antigo liceu de Leiria e director do arquivo distrital) e da pianista Maria Carlota Tinoco, que deu aulas no Orfeão de Leiria.