Viver

Alexander Tolstikov: “Tenho a alma forte e sã”

1 abr 2016 00:00

O presidente da SAD da União Desportiva de Leiria, no Almanaque desta semana

alexander-tolstikov-tenho-a-alma-forte-e-sa-3577

Se estivesse ligado ao mundo da arte, o que seria?
Gostaria de ser actor no teatro. Adoro o teatro e só nesse espaço de arte consigo descansar e distrair-me dos problemas e preocupações diárias. Muitas vezes, quando assisto a uma peça, imagino-me no palco. Gostava de encarnar diversas personagens vivendo por momentos as vidas delas.

O projecto que mais gozo lhe deu fazer
Adorei participar nos preparativos para a abertura dos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim. Participei desde 2006 nesse projecto, representando os interesses dos campeões olímpicos russos, os ginastas Svetlana Khorkhina e Alexey Nemov. Este projecto foi realmente grandioso, muito interessante e vai ficar-me na memória para o resto da vida.

O espectáculo, concerto ou exposição que mais lhe ficou na memória
Notre-Dame de Paris foi o espectáculo musical que mais me impressionou.O excelente tema à volta de um grande amor, a música hipnotizante e as vozes dos intérpretes ficaram-me gravadas na memória.

O livro da sua vida
Maestro e Margarida, de Mikhail Bulgakov. Usando uma expressão muito russa diria que é um dos melhores livros de todos os tempos e povos.Sei de várias pessoas que têm essa opinião e não tenho motivo algum para discordar delas. 

Um filme inesquecível
Žestokij romans, de El'dar Rjazanov, baseado no romance Sem dote, do dramaturgo russo Alexander Ostrovsky. Se não o viram, recomendo vivamente.

Se tivesse de escolher uma banda sonora para si, qual seria?
Oh, my love, uma das minhas melodias preferidas de um filme genial (Ghost), onde o papel principal é interpretado por um dos actores que mais aprecio - Patrick Swayze. Nessa música, há amor, fidelidade, dor e esperança…

Um artista que gostava de ter visto no Teatro José Lúcio da Silva
Com o maior prazer iria ver no palco do Teatro de Leiria o Gérard Depardieu que, por acaso, há dois anos recebeu a nacionalidade russa e ficou meu compatriota.

Uma viagem inevitável
Já há algum tempo sonho visitar o misterioso Machu Picchu, no Peru. Um dos mais impressionantes lugares do nosso planeta.

Um vício que não gostava de ter
Ainda não consegui perceber se os meus vícios são bons ou nem por isso.

Um luxo
O luxo é ter escolhido bem o caminho profissional, poder trabalhar com prazer, encontrar o meu lugar no mundo e ter o apoio permanente e incondicional da família durante toda a vida. Em tudo isso sou um sortudo.

Uma personalidade que admira
Sir Alex Ferguson. Ferguson foi uma pessoa genial que dirigiu o grande clube que é o Manchester United, durante mais de 20 anos, conseguindo atingir as mais sonantes vitórias na modalidade, que há no mundo. Sempre quis saber o que motiva uma pessoa na tentativa de obtenção dos objectivos após já os ter conseguido antes e por várias vezes. É um exemplo a seguir.

Uma actriz que gostava de levar a jantar
Gosto da actriz francesa Audrey Tautou. Ela é uma amálgama de feminilidade, beleza, talento e inteligência.

Um restaurante da região
Gosto da cozinha portuguesa. Em Portugal, realmente sabem mimar os sentidos gustativos. Em Leiria e arredores, há muitos restaurantes de qualidade, mas eu vou evitar mencionar algum em particular para não magoar alguém.

Um prato de eleição
O meu prato preferido da cozinha portuguesa é sem dúvida o Arroz de Marisco. Só de me lembrar fico logo com água na boca!

Um refúgio (na região)
Se tirarmos o teatro, a que, infelizmente, vou com menos frequência do que gostaria, o dito refúgio e o desligar (mesmo que temporário) da realidade não têm muito a ver comigo.Tenho a alma forte e sã! Nos últimos anos, passei a ser uma pessoa pública e muito raramente consigo estar a sós comigo mesmo. Costumava descansar e desviar-me um pouco da rotina indo jogar futebol com amigos ou assistindo a uma peça de teatro. Infelizmente, ultimamente, estou muito carregado com trabalho e não consigo dar-me a esse luxo.

Um sonho para Leiria
Estou convencido que a região de Leiria tem tudo para ser uma Meca do turismo portuguêsOs diversos lugares e monumentos históricos, a natureza que é de uma beleza deslumbrante, o clima ameno, a cozinha muito rica, e o povo que é do mais hospitaleiro que pode haver, são argumentos poderosos a favor do enorme potencial turístico que a região tem.