Sociedade

Alunos apoiam digitalização em Porto de Mós

10 out 2021 11:54

Instituto Educativo do Juncal cria Laboratório de Apoio à Transição Digital

alunos-apoiam-digitalizacao-em-porto-de-mos
Serão desenvolvidas pelos alunos soluções personalizadas para cada empresa
DR

Aproveitando o facto de pela primeira vez existir um curso profissional de Informática- Instalação e Gestão de Redes no concelho de Porto de Mós, o Instituto Educativo do Juncal (IEJ) criou um Laboratório de Apoio à Transição Digital - Digi- Lab, que procurará responder às necessidades da população e tecido empresarial da região e do concelho, potencializando os recursos da escola.

Além disso, será também uma forma de “reforçar a experiência empresarial proporcionada aos alunos do secundário profissional”, refere Tânia Galeão. “O trabalho fundamental do DigiLab passa por responder às necessidades da população e do tecido empresarial da região de Porto de Mós, apoiando as pequenas e médias empresas [PME] do concelho na transição digital, contando para isso com uma estreita colaboração com a Câmara Municipal de Porto de Mós”, acrescenta a directora pedagógica do IEJ.

Segundo constata a responsável, o “tecido empresarial português é, sobretudo, composto por PME, sendo que nessas empresas, apesar do elevado conhecimento técnico nas suas áreas de actuação, são escassos os conhecimentos informáticos e de comunicação digital”.

Assim, o IEJ Digilab vai, “numa primeira fase, com o apoio do município, identificar as necessidades das PME do concelho” e, posteriormente, serão “desenvolvidas pelos alunos soluções personalizadas”, que serão “apresentadas às empresas com vista à sua implementação”.

“Como projecto-piloto, vamos dedicar-nos também à comunidade escolar, nomeadamente aos pais, dando-lhes mais conhecimentos sobre uma aplicação usada na escola, para que acompanhem diariamente o percurso escolar dos seus educandos, através de simples tutoriais e pequenas formações, tudo realizado pelos alunos de Informática e Comunicação”, revela ainda Tânia Galeão.

Este projecto é, “em grande parte, consequência da abertura do curso”, que “pretende, principalmente, preparar os alunos para instalarem e fazerem a manutenção de redes e sistemas informáticos, podendo também assegurar a gestão e o funcionamento dos equipamentos informáticos e respectivas redes de comunicações e web”.

“No final do curso, apesar de muitos terem interesse em prosseguir os seus estudos para o ensino superior, os alunos estão aptos a ingressar no mercado de trabalho sobretudo em áreas tecnológicas relacionadas com o suporte técnico, segurança, sistemas, redes informáticas e gestão de processos”, acrescenta Tânia Galeão.