Sociedade

Alunos transformam computador em refrigerador

22 mai 2016 00:00

Cientistas de Carreira, Leiria, buscam inspiração no CDRsp

alunos-transformam-computador-em-refrigerador-4164
Daniela Franco Sousa

Os alunos dos sétimos e oitavos anos do  Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel de Carreira, Leiria, que têm dedicado o seu tempo ao projecto de transformação do computador em refrigerador, foram brindados, segunda-feira, com  uma visita ao Centro de Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto (CDRsp) da Marinha Grande.

De acordo com o professor Luís Noivo, um dos quatro docentes que recentemente se têm dedicado ao apoio dos alunos no desenvolvimento do projecto, explicou ao JORNAL DE LEIRIA que, além de ter sido parceiro dos alunos numa fase deste projecto, a visita ao CDRsp permitiu aos alunos perceber a que resultados têm chegado os cientistas que trabalham “mesmo aqui ao lado”.

A visita ao centro foi um brinde para esta equipa de cerca de dez alunos que nos últimos meses se tem focado na transformação do computador em refrigerador no âmbito do Clube de Ciências do seu agrupamento de escolas.

Os estudantes construiram um refrigerador utilizando materiais velhos que já existiam na escola (como computadores antigos da biblioteca, cabos e transformadores eléctricos) e dessa forma foram apurados na primeira fase do concurso lançado pela Fundação Ilídio Pinho e pelo Ministério da Educação.

Apurados na fase de ideias, os alunos estão agora a competir na fase de materialização do projecto. E para dar a conhecer o valor ambiental do seu trabalho aos seus nossos colegas mais novos, os alunos visitaram recentemente também  as escolas do primeiro ciclo do agrupamento, onde ofereceram os equipamentos a funcionar.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.